Campanha em Jaguariúna no “Dia Mundial do Diabetes” registra 1452 exames realizados

 

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna participou ativamente da “22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Detecção, Orientação, Educação e Prevenção das Complicações” para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, cuja data oficial é 14 de novembro. Com ações em vários locais da cidade, funcionários da saúde municipal fizeram testes de glicemia capilar, aferição de pressão e palestras sobre orientação nutricional, controle de peso e importância das atividades físicas.

Conforme o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, foram realizados em Jaguariúna 1452 exames nas Unidades Básicas de Saúde. Dentre as pessoas atendidas, 1081 já sabiam ser portadoras de diabetes e 371 não sabiam. Desses 371 pacientes, 151 apresentaram resultados alterados, enquanto outros 220 tiveram resultados normais no diagnóstico.

As atividades aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Nova Jaguariúna, Miguel Martini, Vila 12 de Setembro, Fontanella, Jardim Florianópolis, Roseira de Cima e Roseira de Baixo, Guedes, Zambon, Cruzeiro do Sul e também com o apoio da equipe do CAPS e Melhor em Casa.

Diabetes é uma doença que muita gente conhece e que, segundo os médicos, requer alguns cuidados para que não haja complicações. Ela é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Assim como as demais, também com o diabetes o melhor remédio é a prevenção.

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Equipes da Secretaria Municipal de Saúde

 


Comentários