Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes começa em 8 de agosto

Entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu participam da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias, além da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com até 15 anos de idade. Também no dia 20 de agosto, um sábado, será realizada ação do Dia ‘D’ de vacinação para o público específico.

A enfermeira da VE, Aline Roberta Leme, explicou que todas as vacinas para crianças e adolescentes serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente a este público e oferecidas nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBBs) do município de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 15h. Já na data de mobilização nacional, o atendimento será das 8h às 15h.

O objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). “É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos abrir as portas para doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, disse ela.

Aline Leme comentou que a atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias. “Essa é uma oportunidade que os pais terão para atualizar em um único dia a caderneta de vacinação de seus filhos, pois a imunização evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo o óbito de crianças e adolescentes”, frisou.

A enfermeira destacou que será possível a imunização contra o papilomavírus humano (HPV), vacina que é exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e de meninos de 11 a 14 anos. “O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas – oral, genital ou anal –, tanto em homens quanto em mulheres. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV”.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022
Período: 8 de agosto a 9 de setembro
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h

UBS Centro de Saúde
UBS Zona Sul
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Santa Cecília
USF Chaparral
USF Suécia
USF Martinho Prado
USF Chácaras Alvorada

Vacinas disponibilizadas para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

 

Comentários