Campanha reúne mais de 50 candidatos a doadores de sangue em Holambra

A 3ª etapa do ano da campanha de doação de sangue promovida pela Prefeitura em parceria com o Hemocentro da Unicamp reuniu 58 candidatos no Salão da Terceira Idade em apenas quatro horas de coleta. De acordo com o departamento municipal de Saúde, a ação rendeu ao Hemocentro 53 bolsas de sangue.

Moradora do bairro Fundão, Lourdes de Souza aproveitou o comecinho da manhã para fazer a doação. “Às vezes as pessoas morrem por falta de sangue, então sempre que tem eu venho e doo”, disse a trabalhadora rural. “Eu nunca precisei, mas minha mãe já precisou, o marido da minha sobrinha também. Do jeito que eles precisaram, outros também precisam. Se é uma coisa que a gente pode ajudar e que nunca vai faltar, por que não ajudar?”.

O motorista Sérgio Luiz Barbosa é doador há cerca de 20 anos. Além de fazer a boa ação, ele também estimula a participação de amigos e vizinhos. “Já vou passando pelo WhatsApp, como eu fiz ontem. Já vou convidando as pessoas, chamando, incentivando, pedindo, né?”, conta. “É muito importante, é uma satisfação muito grande saber que a gente tá salvando vidas”.

A campanha é realizada em Holambra a cada três meses. De acordo com a enfermeira do Hemocentro da Unicamp e responsável pela coleta, Amanda Mora, a iniciativa é muito importante para a manutenção do estoque. “Perto de 50% do sangue que a gente consegue com doação são obtidos através de coleta externa. A gente não tem sangue suficiente se não for a partir desse tipo de campanha. Elas são muito necessárias porque nós oferecemos sangue para mais de 200 cidades”, explicou. “Esse tipo de iniciativa faz com que a gente consiga manter o nosso estoque dentro do normal”.

Segundo o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, a colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso deste tipo de iniciativa. “Os holambrenses são sempre muito solidários. Trata-se de um ato simples, rápido, que salva vidas”.

A próxima etapa está prevista para ser realizada em novembro. Informações sobre doação de sangue podem ser obtidas pelo site www.hemocentro.unicamp.br ou por meio do telefone 0800-722-8432.

 


Comentários