Campeã do mundo, Fabiana Murer visita Itapira

Fabiana Murer já venceu duas vezes a prova do salto com vara no Campeonato Mundial de Atletismo. Recordista brasileira e sulamericana da modalidade que praticou profissionalmente durante quase 20 anos, a campineira esteve em Itapira na última sexta-feira, 17. A visita ocorreu às 14h00 no Ginásio de Esportes ‘Benedito Alves de Lima’, o Itapirão. Agendada anteriormente para a pista de atletismo ‘José de Oliveira Barretto Sobrinho’, precisou ser transferida para o Itapirão em virtude do mau tempo.

Com uma espécie de palestra, a campeã do mundo contou um pouco de sua história disse que quando entrou no atletismo não imaginava que ficaria tantos anos neste esporte e que conquistaria tantas coisas. “Foram 19 anos praticando uma prova sem representatividade de brasileiros em grandes competições. O salto com vara não era conhecido no Brasil, não tinha material, os técnicos tinham pouco conhecimento e era a prova que dava trabalho nas viagens por causa do tamanho das varas”, lembrou. “Foram anos difíceis, com grandes mudanças técnicas, locais de treinamento e de moradia, fui amadurecendo como atleta e como pessoa. Passei por muitas dificuldades, frustrações, lágrimas, algumas lesões estranhas, mas tive muitas coisas boas como alegrias, conquistas, vitórias, títulos, amizades, cultura, viagens, conhecimento. E fiz história”, afirmou.

Depois da palestra, a campeã do mundo também realizou uma interação com os alunos dos professores Nivaldo Marques e Rodrigo da Costa Vicente, técnicos de atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer. “Quero colaborar para que outros atletas consigam alcançar pelo menos uma parte do que eu conquistei e fiquem para a história”, disse.

O secretário de Esportes e Lazer, Marcos Gasparino Schmidt, esteve presente e levou o abraço do prefeito José Natalino Paganini para a atleta brasileira e campeã mundial. A organização esteve a cargo do Sesc (Serviço Social do Comércio) e contou com o apoio da Prefeitura, Secretaria de Esportes e Lazer e Sindicato do Comércio Varejista de Itapira.

Atualmente com 38 anos, Fabiana Murer nasceu em Campinas. Sagrou-se campeã brasileira e pan-americana, além de ter disputado três Jogos Olímpicos. Em 2011, durante o Mundial da Coreia do Sul, em Daegu, ela ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil em uma edição da competição. Ao longo de sua carreira, Fabiana chegou a assumir a liderança do ranking mundial, mesmo com concorrentes de peso, como a russa Elena Isinbaeva.

 

Comentários