Campeonato de Voleibol supera recorde de inscritos

Matéria: Paula Partyka

A partir do dia 16 de março acontece o Campeonato Municipal de Voleibol Praia em duplas e 4×4 em Jaguariúna. O evento é organizado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SeJEL), e segundo eles, as disputas ocorrerão na quadra de areia do Centro de Lazer do Trabalhador (Lebrão), a partir das 8h.

As inscrições encerraram nesta quarta-feira, 27, e soma 16 duplas masculino (32 atletas), seis duplas feminina (12 atletas), oito quartetos masculino (40 atletas) e seis quartetos feminino (30 atletas). A competição é separada em duas categorias e primeiro dia de disputa será marcado pelas mulheres, e posteriormente os homens entram em campo.

Segundo o suplente na escala de organização da competição, professor Paulo Eduardo Mendes, o número de inscritos foi uma surpresa. “Batemos todos os recordes da competição graças ao empenho da nossa secretaria e ao interesse de nossos munícipes em participar. Estamos muito ansiosos pelo início dos jogos”, diz.

O evento não terá cerimônia de abertura, apenas um congresso técnico na terça-feira, 12, no Parque Serra Dourada. De acordo com o professor Paulo, o congresso servirá como palco de formalização das duplas e grupos, bem como as formas de disputa da competição.

O vôlei é praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes. A modalidade permite jogos de areia também, que é o caso do campeonato.

A arbitragem da competição ainda não está definida, pois será feita por meio de contrato por licitação. “Os organizadores esperam o congresso técnico para estimativas a quantidade de jogos e fazer o pedido de arbitragem”, explica.

Serão sete tipos de premiações, onde todas as categorias disputam. Todos os atletas iram receber medalhas de participação. Além disso, será escolhido o (a) melhor jogador (a) da partida, configurando-se como rei ou rainha da praia.

“Depois do encerramento da fase de classificação, taça de ouro e taça de prata. Em ambas, haverá troféu para 1º, 2º e 3º colocados. Essa premiação será tanto para as duplas, quanto para os quartetos”, esclarece o professor.

A professora de Educação Física da SeJEL, Janaína Vacilotto, que também está envolvida na organização do evento, juntamente com Casio Rodrigues, lembra que esse evento é tradicional no município. “Ele ocorre todos os anos e a secretaria de esporte tem a honra de fomentar esse campeonato. Como remete uma tradição para a cidade, nós buscamos sempre mantê-lo”, considera.

 

Comentários