Campinas conquista o título de Campeã Brasileira de Taekwondo
Equipe da cidade ganhou a disputa geral após vencer em duas categorias e garantiu vaga para o Campeonato Mundial
Campeonato foi disputado na Arena Raphael di Santo, no Jardim Garcia
Campinas conquistou o título de Campeã Brasileira de Taekwondo pela grande atuação dos atletas da equipe de alto rendimento Campinas Figthers, nas categorias de Luta e Poomsae, durante o última final de semana no Campeonato Brasileiro de Taekwondo. A competição foi disputada de 7 a 9 de julho, na Arena Raphael di Santo, no Jardim Garcia, com boa participação do público campineiro. O desempenho da equipe, além do título geral, rendeu também um posicionamento melhor no ranking nacional e a presença garantida no próximo Campeonato Mundial.
A equipe Campinas Fighters foi criada há seis anos, quando o prefeito Dário Saadi, na época secretário municipal de Esportes e Lazer, sugeriu que os professores Sérgio Pacheco e Alberto Iha, a desenvolvessem um projeto social de taekwondo no salão de lutas, espaço anexo à sede da secretaria, no Parque Taquaral. A ideia foi colocada em prática e os resultados são cada vez mais significativos, inclusive expandido as aulas no projeto municipal também para o Instituto Biológico e Associação de Bairros do DIC V.
A conquista do Campeonato Nacional e os vários atletas que representam a cidade, o estado e o país, confirmam o quanto o projeto é bem sucedido.
Mais de 800 atletas de todas as regiões do país competiram no torneio nacional que apresentou um nível técnico excelente. Campinas teve 29 atletas na categoria Luta e outros 30 na Poomsae. A cidade teria uma equipe ainda mais reforçada, mas cedeu cinco atletas para a composição da seleção do estado, a pedido da Federação Paulista de Taekwondo.
Os melhores desempenhos
Os destaques masculinos da equipe Campinas Fighters foram Pedro Tavares, Daniel Dutra e Gabriel Beraldo, todos campeões de Luta; sendo que no feminino, Ana Júlia Tavares, Vanessa Dutra e Rafaela Trindade, foram campeãs de Poomsae.
O Campeonato Mundial de Taekwondo vai ser disputado na cidade paulista de Arujá, no mês de outubro. Já asseguraram presença na competição, cinco atletas de Campinas: Nicole Caetano (Luta e Poomsae), Matheus Iha (Poomsae), Maria Eduarda Neves (Poomsae e Luta), Claro Pagotto (Poomsae e Luta) e Lucas Camilo (Luta)
Formação
As inscrições para as aulas de formação em taekwondo no projeto municipal podem ser feitas diretamente em cada local de treinamento. O aluno interessado faz uma aula experimental e as solicitações para participar do grupo são avaliadas pelos mestres.
As aulas de formação de taekwondo em Campinas são realizadas no ginásio do Parque Taquaral, de terças e quintas-feiras, das 9h às 11h; e à tarde das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. Às segundas e quartas-feiras, as aulas são à noite, das 19h30 às 22h. E também na Associação de Bairros do DIC V, com aulas de terças e quintas-feiras à noite. Infantil das 19h30 às 20h30 e adulto das 20h30 às 22h.
No Instituto Biológico são realizados os treinamentos dos atletas que fazem parte da equipe de alto rendimento Campinas Fighters, de segundas a sábados.