Campinas e Baixa Mogiana têm previsão de temporais a partir de quinta-feira
Defesa Civil aponta risco de chuva forte, raios, granizo isolado e rajadas de vento de até 80 km/h entre os dias 5 e 7 de novembro
A região de Campinas e a Baixa Mogiana devem enfrentar um período de instabilidade entre quinta-feira (5) e sábado (7). A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para temporais em diferentes regiões paulistas, com possibilidade de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento de até 80 km/h e queda localizada de granizo.
As áreas de instabilidade começam a se formar a partir da tarde desta quarta-feira (4) e podem persistir durante a noite e a madrugada. Entre quinta e sábado, a chuva deve ocorrer de forma irregular: períodos de melhora poderão ser seguidos por pancadas intensas em pouco tempo, sobretudo à tarde e à noite.
Para Campinas, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas na quinta-feira. Na sexta-feira (6), permanece a possibilidade de chuva, com temperaturas previstas entre 18°C e 26°C. O sábado (7) também tem previsão de pancadas de chuva e trovoadas. As condições podem variar entre os municípios da região.
Na Baixa Mogiana, incluindo Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e cidades próximas, a orientação é acompanhar os avisos locais ao longo dos três dias. O alerta estadual aponta possibilidade de temporais pontuais, mas não significa que todas as cidades terão chuva forte ao mesmo tempo.
Os principais riscos são alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. A Defesa Civil recomenda evitar áreas abertas durante raios, manter distância de árvores e postes em caso de ventania e não atravessar vias alagadas, a pé ou de carro.
Alertas gratuitos podem ser recebidos por SMS: basta enviar o CEP para 40199. Em emergências, a Defesa Civil atende pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Foto: Governo de SP/Agência SP.
Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo