Campinas tem previsão de tempestade entre a tarde de quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24
Crédito Foto: Carlos Bassan
Fortes chuvas têm atingido Campinas na Primavera
A região de Campinas tem previsão de tempestade, com acumulados na casa dos 170mm e rajadas de vento de 70 km/h entre a tarde desta quinta-feira, 23 de novembro, e a tarde de sexta-feira, 24. O aviso de risco meteorológico foi divulgado pela Defesa Civil do Estado. A previsão é de chuva acumulada em curto espaço de tempo, por isso, é importante que a população esteja alerta.
A passagem de uma frente fria, ainda que afastada do continente, vai criar condições para as pancadas de chuva forte na região de Campinas. O aviso vai até no sábado, 25. Em todo o período, há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.
Com a previsão de tempestade, recomenda-se atenção às áreas mais vulneráveis. Haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Campinas possui um Comitê de Enfrentamento aos Extremos Climáticos que reúne representantes do município, do governo do Estado e da concessionária de energia. O objetivo é definir ações preventivas e de redução de danos provocados por eventos climáticos extremos. De acordo com a previsão de chuva, serão planejadas medidas para a cidade.
A orientação para a população é não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, já que existe risco de queda de árvores e descargas elétricas. Recomenda-se também não estacionar veículos próximo a árvores, perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos eletrônicos não devem ser usados ligados à tomada. A Defesa Civil também recomenda evitar áreas alagadas.
As pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 em caso de quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil se o seu imóvel for afetado pela chuva. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156. Para emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.
Alertas e monitoramento
Para receber alertas por SMS da Defesa Civil basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Outra opção é o WhatsApp. O cadastro é feito pelo telefone (61) 2034-4611 ou link https://wa.me/556120344611/?text=Oi. Depois de abrir a caixa de mensagem, envie um “oi”. O chatbot (robô de atendimento) vai interagir com o usuário e pedir para compartilhar a localização atual ou outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil local.