Cantinho da Leitura terá contação de histórias, teatro e oficinas a partir de amanhã

O Regional.net

Programação inclui duas apresentações da peça “O Mundo de Malala”, além do quadro “Hora da História” com a atriz Carla Fioroni

O Regional.net

Carla Fioroni, famosa por viver gêmeas Ernestina e Matilde na novela Chiquititas, estará em Mogi em 12 de novembro

 

Para incentivar a criançada a mergulhar no mundo da literatura, o Cantinho da Leitura, espaço patrocinado pela Renovias e destinado ao público infantojuvenil na Biblioteca Municipal de Mogi Mirim, vai receber uma série de atividades especiais entre os dias 8 e 12 de novembro. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

A programação começa amanhã (8), às 10h, com a apresentação da peça teatral “O Mundo de Malala”. Produzido e encenado pela Vidraça Cia. de Teatro, o espetáculo conta a história da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, conhecida por sua luta pela defesa dos direitos das mulheres e pelo acesso à educação.

Ganhadora do Nobel da Paz, Malala viaja o mundo para defender o acesso à educação como a melhor forma de transformar o mundo em um lugar melhor. A peça também será exibida em segunda apresentação no dia 11, às 10h.

Escrita Criativa

Entre os dias 8 e 11, sempre às 14h, crianças, adolescentes e seus familiares poderão participar da Oficina de Escrita Criativa, ministrada pelo roteirista Felipe Eugênio Lovo.

Responsável pela criação e execução do “Laboratório de Escrita Criativa”, projeto ganhador do prêmio Funarte 2020, Felipe é graduado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino Americana. Durante sua carreira, produziu mais de dez obras audiovisuais que participaram de festivais nacionais e internacionais. Nos anos de 2014 e 2017 seus filmes (Entre Fausto y la Soledad, Terreiros) representaram o Brasil na Muestra FEISAL – Federacion de Escuelas de la Imagen y Sonido de America Latina.

A oficina tem como objetivo trabalhar de forma livre todas as vertentes da escrita criativa passando pela literatura clássica, contos, roteiros para cinema e teatro, entre outras áreas. Além da parte teórica, os participantes serão convidados a criar suas próprias obras.

Oficina de Fantoches

Na quarta (9) e quinta-feira (10), as atividades começam às 10h, com a Oficina de Fantoches, ministrada pela artesã Patrícia Pires de Matos. Nas aulas, crianças e adolescentes de 7 a 16 anos irão aprender, de forma prática, a confeccionar fantoches de histórias infantis.

Hora da História 

No sábado (12), a partir das 14h, a diversão fica por conta da atriz Carla Fioroni, que ganhou notoriedade nacional entre o público infantojuvenil após viver as gêmeas Ernestina e Matilde no remake da novela Chiquititas, do SBT e Netflix. Com mais de 30 anos de carreira, Carla traz para Mogi Mirim o quadro “HH – Hora da História”, que inclui a releitura do clássico infantil “A Branca de Neve e os Sete Anões” e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura de forma lúdica, educativa e divertida.

Inscrições
Para participar, os interessados devem se dirigir à Biblioteca Municipal e realizar a inscrição. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. As vagas para as atividades são limitadas. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo número (19) 3805-4435.

Cantinho da Leitura
Inaugurado no dia 27 de outubro, o projeto “Cantinho da Leitura” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, BW Incentiva e Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, com patrocínio da Renovias e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.

O projeto incluiu a reforma de duas salas, para a criação de Brinquedoteca e Sala de Leitura Infantojuvenil, com pintura estilizada das paredes, instalação de novo piso e substituição das luminárias. Para garantir mais conforto e diversão para as crianças e seus familiares, o espaço também ganhou puffs de diferentes modelos, escrivaninhas com baús para brinquedos, cadeiras, painel de televisão, uma casinha de teatro de marionetes e uma arara para fantasias.

Programação:

Terça-feira – 08/11
10h – Teatro “O Mundo de Malala”
14h – Oficina de Escrita Criativa

Quarta-feira – 09/11

10h – Oficina de Fantoches
14h – Oficina de Escrita Criativa

Quinta-feira – 10/11
10h – Oficina de Fantoches
14h – Oficina de Escrita Criativa

Sexta-feira – 11/11
10h – Teatro “O Mundo de Malala”
14h – Oficina de Escrita Criativa

Sábado – 12/11
14h – Hora da História – Com a atriz Carla Fioroni (Matilde e Ernestina das Chiquititas)

 

Comentários