Carnartur 2017: evento registra sucesso de público e menos ocorrências policiais

O Carnartur 2017, realizado pela Prefeitura de Artur Nogueira, registrou sucesso de público e menos ocorrências policiais que nos anos anteriores. O evento aconteceu entre os dias 24 e 28 de fevereiro e contou com um novo esquema, realizado pela primeira vez em 87 anos, para garantir a segurança dos foliões.

Como parte do novo esquema de segurança a área da Avenida Dr. Fernando Arens, onde o evento acontece, foi fechada com tapumes e teve portarias de entrada onde as pessoas eram revistadas para evitar que alguém pudesse entrar portando armas, drogas ou objetos cortantes. O efetivo de policiais militares e guardas municipais também foi maior o que inibiu o uso drogas e a ocorrência de brigas e confusões.

Outras medidas também foram adotadas para maior segurança do público presente no evento, as crianças que entraram no recinto da festa receberam pulseirinhas de identificação com o objetivo de facilitar sua localização no caso de se perderem de seus responsáveis. A festa também contou com um ponto de distribuição de preservativos, visando a preservação de doenças sexualmente transmissíveis.

A programação do Carnartur 2017 teve início na sexta-feira, dia 24, com o desfile do bloco “Filhos da Vaca”, que contou com a participação de muitas crianças, jovens e adultos e teve animação da bateria da Cludesp. No sábado, dia 25 e na segunda-feira, dia 27, os blocos da Banda Louca desfilaram na avenida trazendo lindas fantasias e carros alegóricos com temas variados. Os cinco blocos que fizeram os desfiles foram avaliados por jurados especializados.

A apuração dos votos dos jurados aconteceu na tarde de terça-feira, dia 28, quando o bloco “Os Pé Vermeio” venceu pela quarta vez o Carnaval da Banda Louca.

No domingo, dia 26 e na terça-feira, dia 28, foram os dias de desfile do “Bloco da Vaca”, o mais antigo e tradicional bloco, patrimônio cultural e imaterial de Artur Nogueira e do estado de São Paulo, que reuniu uma multidão de foliões nos dois dias de desfile. Segundo a organização e a Polícia Militar (PM), o Carnartur 2017 reuniu ao todo 96 mil foliões nos cinco dias do evento, sem contar os cinco mil do Pré-Carnaval, realizado no dia 19 de fevereiro.

Fotos: Marilei Barbosa

 

Comentários