Casa da Memória apresenta a 11ª Exposição Fotográfica “História e Memória Arquitetônica do Velho Jaguary”

Em comemoração aos 64 anos de emancipação política de Jaguariúna, a Casa da Memória Padre Gomes, apresenta a 11ª Exposição Fotográfica “História e Memória Arquitetônica do Velho Jaguary”. A exposição será inaugurada no próximo dia 27 de setembro (quinta-feira), às 15h, com entrada gratuita para o público.

Conforme o Diretor da Casa da Memória, Tomaz de Aquino Pires, durante os últimos meses os trabalhos foram todos voltados para a construção do acervo histórico relacionado ao Velho Jaguary.

O objetivo da 11ª Exposição Fotográfica é apresentar, historicamente desde a sua formação, a arquitetura da cidade. Mostrando como eram as fachadas das construções, a arquitetura das sedes das fazendas de café, das pontes e das estações ferroviárias, o desenho dos primeiros casarões e a frente das casas e os quintais.

“A Casa da Memória depende sempre da Colaboração da Comunidade, com a doação ou empréstimo para cópia do acervo pessoal de fotografias que apresentam as características temáticas exigidas. Para esse ano, um total de 300 registros já foram separados para serem apresentados em 38 painéis, na Praça Padre Gomes”, disse Tomaz.

Esse resgate histórico, além de destacar a memória e a identidade do povo jaguariunense, permite que a nova geração conheça o passado, entenda o presente e planeje o futuro.

 

Comentários