CDHU sorteia mais 59 casas em Itapira

O município de Itapira, na Região de Administrativa de Campinas, vai receber o sorteio de 59 moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O evento acontece nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, às 14h30, na Escola Estadual Professor Fenízio Marchini, Rua Marcelina Breda, s/nº, Distrito de Barão Ataliba Nogueira. O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, participará do evento.

Para o sorteio estão inscritas 500 famílias de baixa renda. Elas deverão comparecer ao local do evento para depositar na urna a senha distribuída durante o processo de inscrição, realizado em setembro de 2015. Das 59 casas, 7% são destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários. As demais unidades serão sorteadas entre a população geral inscrita, sendo duas para pessoas que vivem sozinhas.

As famílias sorteadas serão convocadas para o processo de habilitação que será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Rua Santa Breda, nº. 59, também no distrito. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Itapira no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.

Com 56,57m² de área construída, os imóveis foram projetados segundo conceitos do Desenho Universal e contarão com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades terão piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha e do tanque, laje em todo ambiente interno, estrutura metálica no telhado, muro de divisa entre os lotes, esquadrias de alumínio, passarela de acesso e sistema de aquecimento solar para água do chuveiro. Duas unidades receberão itens de acessibilidade para cadeirantes.

O conjunto habitacional, localizado na Avenida Antônio Marangoni, s/nº, no Distrito Barão Ataliba Nogueira, é viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administra as obras. A CDHU repassa os recursos financeiros ao município e supervisiona todas as etapas dos trabalhos. O investimento nesta obra é de R$ 5,6 milhões.

As famílias atendidas terão prazo de 25 anos para quitar o financiamento habitacional. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento. Em Itapira, 82% dos inscritos estão nesta faixa.

 


Comentários