CEAPE PROMOVERÁ PALESTRAS SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM MOGI GUAÇU

A Secretaria de Educação, através do CEAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado), realizará palestras neste mês sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Desde abril a Equipe Técnica, Assistentes Sociais e professores do CEAPE participam de uma formação referente ao tema, cujo objetivo é expandir o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Com o objetivo de estender os estudos aos demais profissionais, será organizada uma semana para falar sobre o tema.

Para realizar esse evento, foi escolhida a semana do dia 21 de setembro, em alusão ao dia “Nacional da Luta pela Causa”, e também porque neste dia, através da parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, haverá o Festival Paralímpico.

No dia 18 de setembro será a palestra “O Autismo no contexto escolar” com a Psicóloga Karine Helena Rodrigues Carvalho, no Centro Cultural.

Já no dia 19 de setembro, acontecerá a palestra “O profissional de apoio escolar no TEA, quando ele é necessário” com a Coordenadora do CEAPE Valeria Otaviano dos Reis Souza, no CEAPE.

Vale lembrar que, neste ano, outro movimento foi realizado em prol da conscientização sobre o autismo. O Comitê Paralímpico trouxe no dia 31 de julho o curso “Esporte Paralímpico na Escola”, onde participaram professores de Educação Física e professores da Educação Especial das escolas Municipais.

Hoje, as escolas municipais têm matriculado em suas unidades em torno de 80 crianças com laudo de Autismo. Este número pode ser ainda maior, visto que existe um número considerável de alunos em avaliação. Temos cerca de 241 profissionais (professores/auxiliares de educação/estagiários) atuando diretamente com esses alunos.

O Centro Cultural fica na Avenida dos Trabalhadores, Jardim Camargo. O CEAPE localiza-se na Rua Manoel de Souza Mendes, Jardim Progresso.

 

Comentários