Celebração de Corpus Christi é na próxima quinta-feira

Uma das principais celebrações da Igreja Católica, o Corpus Christi será na próxima quinta-feira e a missa e procissão em Holambra acontecem a partir das 15 horas, na Paróquia do Divino Espírito Santo.

A missa será celebrada pelo padre Paulo Henrique Dias e a procissão ocorrerá durante um momento dentro da celebração. “A importância de Corpus Christi é dar o verdadeiro valor ao milagre da transubstanciação no qual o pão se transforma no Corpo de Cristo e o vinho no Sangue”, explica padre Paulo.

A confecção do tapete de Corpus Christi terá inicio às 6h, com um primeiro grupo que irá preparar os desenhos e materiais e os demais chegaram a partir das sete e meia.

Os paroquianos estão guardando cascas de ovos, borra de café e demais materiais que podem ser usados no tapete a pedido do padre durante as missas do mês de maio. “O Velling Holambra, a Dona Ana, o Miguel Esperança e demais produtores do município sempre ajudam com flores. Esperamos também com doações para o café e lanche que são servidos aos paroquianos durante a confecção”, comenta padre Paulo.

CORPUS CHRISTI
O termo vem do latim e significa Corpo de Cristo. É a comemoração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia pela Igreja Católica, no qual os fiéis louvam e agradecem a Deus pelo dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como remédio e alimento a alma dos cristãos.

O Corpus Christi acontece tradicionalmente na primeira quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade ou 60 dias após o domingo de Páscoa.

TAPETES
A tradição da confecção dos tapetes de rua foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e são confeccionados com diversos tipos de materiais, como borra de café, farinha, areia, flores, serragem colorida etc. Durante a celebração, o Corpo de Cristo passa pelo tapete feito pelos cristãos em agradecimento a Deus pelo dom da Eucaristia.

 

Comentários