Centro de Especialidades Odontológicas faz campanha para prevenção do câncer bucal

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) “Dr. José César Martins” vai realizar sábado, dia 30 de abril, das 8h às 16h, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca.  As ações serão executadas em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem atendimento odontológico.

O objetivo é conscientizar pessoas, divulgar o trabalho desenvolvido e encaminhar casos suspeitos para avaliação e conduta. O Câncer de Boca inclui os cânceres que afetam os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca, devem ser observadas gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), região embaixo da língua e lábios. O câncer de lábio é mais comum em pessoa de pele clara e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Detectar precocemente este tipo de câncer possibilita cura em 80% dos casos. Pessoas que apresentam feridas de boca que não cicatrizam, histórico da doença na família, fumantes e ex-fumantes.

Melhoria

O fato de ter recebido nota máxima do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) já rende benefícios ao CEO.

O prédio está recebendo novo telhado, pintura interna e externa e revestimento cerâmico em algumas paredes. Os recursos financeiros empregados nas melhorias são oriundos do PMAQ.  O CEO foi certificado como Centro de Excelência em Especialidades Odontológicas.

Com esse resultado, passou a fazer jus a uma verba mensal de custeio de R$ 11 mil ao mês, ante os R$ 2.2 mil que recebia antes da certificação.

Dentist With Patient

Dentist With Patient

 

Comentários