Centro de Memória de Cosmópolis disponibiliza acervo pela internet

Com o intuito de promover um acesso mais amplo, democrático e moderno ao seu acervo, o Centro de Memória de Cosmópolis lançou um portal que permitirá levar o seu acervo em formato digital a toda a população de Cosmópolis e região. Essa ferramenta também promoverá o acesso das pessoas que tem pouco ou nenhum acesso à cultura.

O Centro de Memória é um órgão da Secretaria de Cultura que tem o objetivo de salvaguardar o patrimônio cultural e imaterial do município e propõe ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, visando a inclusão e desenvolvimento sociocultural da população, bem como a difusão, fruição e apropriação do patrimônio cultural.

O projeto de disponibilização do acervo é uma ação do Centro de Memória iniciada em 2012, com a coleta do acervo que contou com o apoio de entidades e da própria população da cidade. Posteriormente, os itens coletados passaram pela etapa de catalogação, higienização e digitalização; e agora estão sendo organizadas para o lançamento no site.  Apesar do grande número de itens já disponíveis no portal, o trabalho ainda está em andamento, pois requer muita pesquisa e estudo sobre o acervo e seu contexto histórico. Entretanto, 7 mil páginas de jornais históricos da cidade e região, que datam a partir de 1924,  já se encontram disponíveis para consulta. O portal será atualizado constantemente até que todo o acervo seja disponibilizado.

Atualmente, o Centro de Memória possui cerca de 10 mil documentos históricos que compreendem fotografias, jornais, documentos de áudio, vídeo e iconográficos. Os itens que ainda não estão disponíveis no portal podem ser consultados na sede do Centro de Memória, localizado na Secretaria de Cultura, na Rua Santa Gertrudes, 254 – Centro de Cosmópolis. Se alguém quiser disponibilizar ou doar fotos e documentos históricos para o acervo, é só entrar em contato com o Centro de Memória.

 

Comentários