Centro Universitário FEI e a Coventry University, do Reino Unido, firmam parceria inédita no Brasil

Um conceito relativamente novo no Brasil, a Biomimética, uma corrente de pensamento que se inspira na natureza para estudar o desenvolvimento de funcionalidades úteis aos humanos e que objetiva sanar problemas da atualidade de forma sustentável, é a premissa de um curso de extensão universitária que o Centro Universitário FEI e a Coventry University, do Reino Unido, estão ministrando em parceria inédita no País.

“A ideia é que, ao invés de pensarmos em soluções de um problema apenas com as técnicas tradicionais, possamos observar os milhões de anos da evolução da natureza e, assim, perceber o que ela faz e como faz para tratar o problema estudado; e com isso propor soluções inspiradas em mecanismos naturais. Afinal, a natureza possui excelentes soluções para geração de energia, reciclagem e tratamento de resíduos (poluição), dentre outros, que são problemas que nos afligem”, explica o professor de Ciência da Computação da FEI e idealizador do projeto, Rodrigo Filev.

A colaboração entre os estudantes britânicos e brasileiros, que acontece por meio de videoconferência e ferramentas colaborativas, tem um objetivo maior: elaborar, em apenas dois meses de aulas (o curso termina em abril), uma solução inovadora para desafios e problemas relacionados à produção mundial de alimentos e seu uso, que será apresentado para a fundação Global World Challenge. Por isso, estão sendo desenvolvidos, ao todo, quatorze projetos, divididos igualmente entre as duas instituições. “Há alunos pesquisando a melhor utilização de recursos hídricos para produção de alimentos, outros estão trabalhando a questão dos biodigestores e a conservação de alimentos durante o transporte destes para minimizar o desperdício, além de já termos estudos nas áreas de polinização e do controle de pragas”, explica Filev.

Ainda de acordo com Filev, coordenador do curso no Brasil, o principal objetivo é difundir o conceito de Biomimética de forma que se possa incorporá-lo aos projetos que a instituição já desenvolve. “Podemos considerar a aplicação da técnica quando precisarmos de uma solução em que se leve em conta esse tipo de conceito para produzir um sistema que tenha menor uso de energia, menor impacto ambiental e social, e que tenha uma maximização dos resultados”, acrescenta o professor.

O Centro Universitário FEI já pensa, inclusive, em fomentar outras parcerias com a Coventry University, devido ao sucesso da procura pelo curso de Biomimética.

Solução criada a partir dos conceitos da Biomimética

Um dos exemplos mais clássicos de Biomimética aplicada é o velcro, criado pelo engenheiro suíço George de Mestral. George estudou como os carrapichos ficavam grudados no pelo do seu cachorro e, ao visualizar a semente da planta daninha pelo microscópio, observou que ela era dotada de filamentos entrelaçados e com pequenos ganchos nas pontas, o que o ajudou a desenvolver um processo que funcionava do mesmo modo, ou seja, o velcro como o conhecemos hoje.

Sobre a FEI

Com 75 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia, e excelência no ensino da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”, a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

 

Comentários