Chuva na tarde desta sexta-feira causa queda de oito árvores em Campinas
Crédito: Carlos Bassan
As regiões Leste e Norte da cidade foram as mais afetadas; vento foi de 46 km/h segundo o Cepagri
A chuva na tarde desta sexta-feira, 10 de novembro, causou a queda de oito árvores em Campinas, segundo o Departamento de Defesa Civil. As regiões Leste e Norte foram as mais afetadas. O Departamento registrou oito quedas de árvores nos seguintes bairros: Jardim Jatibaia (Sousas), Jardim Santa Genebra, Cidade Universitária, Recanto dos Dourados, Jardim Independência, Cidade Universitária, Loteamento Alphaville Campinas, Parque dos Pomares e Bosque. Também foi registrada uma queda de muro na Cidade Universitária.
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a maior velocidade do vento registrada foi de 46km/h. A chuva acumulada foi de 41,7 mm em 1h10min.
Telefones úteis para quedas de árvores e outras situações relacionadas às chuvas
Em caso de quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis, a população deve entrar em contato pelo telefone 199. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil caso seu imóvel tenha sido afetado pela chuva. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156. Em caso de emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.
Como medida de prevenção, as pessoas podem se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito. Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.
Calor abafado no final de semana
Segundo a Defesa Civil do Estado, para as próximas horas o tempo volta a ficar estável e com sensação de calor. A partir deste sábado, 11 de novembro, até segunda, 13 de novembro, a presença do sol eleva a sensação de calor e de abafamento em todo o Estado com as temperaturas acima de 35ºC. A umidade do Ar também diminui e recomenda-se que as pessoas mantenham-se abrigados do sol e tomem bastante água.