Circuito CPFL leva o projeto Carreta Literária a Jaguariúna

O Circuito CPFL leva a Jaguariúna, a partir de 18 de fevereiro, o projeto Carreta Literária, um equipamento móvel em formato de carreta que remete a um food truck e procura associar a leitura a uma atividade lúdica. Serão 500 livros para serem degustados e saboreados por 7 mil alunos de 13 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. O projeto acontece por meio da Lei Rouanet e tem autoria e realização da CEC Brasil Cultura, Esporte e Cidadania.

O Circuito CPFL é um programa do Instituto CPFL que promove gratuitamente, em diversas cidades do país, sessões de cinema, teatro, projetos de incentivo à leitura, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações voltadas ao fortalecimento da cidadania. Em 2019, estão previstas iniciativas em mais de 100 localidades, alcançando milhares pessoas.

A primeira parada da Carreta Literária em Jaguariúna será na Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari, no próximo dia 18, às 9h. Cada escola terá acesso ao acervo da biblioteca em formato de food truck literário por 20 dias. A depender da fome pelos livros, os alunos poderão escolher o que ler dentro das classificações: Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

O projeto parte do conceito de um menu de livros para promover um caráter lúdico à experiência de se aproximar dos livros, tendo como pano de fundo o objetivo final de estímulo ao hábito de leitura. Nas opções de Entrada, oferece aperitivos como crônicas, contos e outras leituras breves. A opção Prato Principal sugere obras da literatura clássica e best sellers. Já para a sobremesa, as alternativas mais “doces” da literatura: livros infantis e de poesia.

“O cardápio de livros será oferecido pelo professor aos alunos do 1º ao 9º ano”, informa Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, secretária de Educação de Jaguariúna. Segundo o coordenador do Carreta Literária no município, Edgar Maldonado, o projeto irá dinamizar o trabalho já realizado pelas bibliotecas nas escolas, pois traz um novo acervo e metodologia diferente. “Os alunos serão servidos de saber e viverão essa experiência de maneira livre e lúdica. É uma novidade que vai deixar as aulas mais atrativas e interativas”, reforça.

Após a permanência de 20 dias em cada uma das 13 escolas municipais de Jaguariúna, o acervo será doado à Secretaria de Educação. No dia da chegada do projeto, além da secretária municipal de Educação estarão presentes o prefeito Gustavo Reis e o diretor-superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

A Carreta Literária também inclui um programa de capacitação dos professores e voluntários para mediação no processo de leitura, com coordenação da CEC.

Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua.

Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

SOBRE A CPFL ENERGIA

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa,

Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

CEC

Acreditar é a vocação CEC Brasil Cultura, Esporte e Cidadania. Acreditar em um Brasil melhor, maior e diverso, com cidadãos empoderados e emancipados por meio de ações transformadoras e inovadoras vindas das cabeças pensantes da nossa própria terra.

A CEC atua como um dos nós que compõem a Rede Educare. Juntas, dão um empurrãozinho para que projetos sociais prontos para fazer a diferença no mundo saiam do papel. Como produtora cultural, realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores e novas plateias por meio da implantação de bibliotecas e cinemas.Saiba mais sobre o trabalho da CEC em: redeeducare.com.br

SERVIÇO

Lançamento Carreta Literária

Dia: 18/2 – Horário: 9h

Onde: E.M. Profº Irineu Espedito Ferrari

Endereço: Praça Basaglia, s/nº – Vila 12 de setembro – Jaguariúna

 

Comentários