Circuito Sesc traz cinco horas de programação gratuita para o Parque

No próximo dia 6 de abril a partir das 16h30 o Parque Juca Mulato abriga mais uma edição do Circuito Sesc de Artes, com atividades de artes visuais, circo, cinema, música, teatro, literatura e tecnologias e artes. O evento, que segue até por volta de 21h30, tem o apoio do Sicomvit (Sindicado do Comércio Varejista de Itapira) e da Secretaria de Cultura e Turismo.

Nesta edição, o Circuito traz para o município oito atrações. No teatro, a peça ‘Histórias Suspensas’, da companhia Radar 360º. Já na área circense, as apresentações ‘Ilhado’, da Cia. Lamala, e ‘Ilusionismo Close Up’, estrelado pelo artista Caio Ferreira. O destaque da música fica por conta do grupo ‘Quatro Cantos’, com repertório de música caipira, sertaneja e folclórica.

No Gabinete de Curiosidades e Habilidades, a programação conta com ‘Máquinas de Desenhar’ (Tecnologia e Artes), do Estúdio Hacker, ‘Personagens Fantásticos Nunca Inventados’ (Artes Visuais), com Alberto Duvivier Tembo e Patrícia Marchesoni Quilici, ‘Palavra + Imagem’ (Literatura), Cia. Circo de Trapo, e Curtas de Animação da Pixar (Cinema).

A decima edição do Circuito Sesc de Artes envolve 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações em espaços abertos de 120 municípios do estado. São cerca de 600 horas de programação, com apresentações, vivências e oficinas realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

O Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões. A programação detalhada de todos os municípios que recebem o Circuito está disponível no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

 

Programação


Teatro

HISTÓRIAS SUSPENSAS

COMPANHIA RADAR 360º (POR)

Três narradores do grupo português emprestam seu corpo e sua voz para contar histórias, ao mesmo tempo em que reagem às reviravoltas e mudanças na trama. Cada desvio leva a novas pequenas histórias, enquanto o tempo da ação principal pode ser suspenso, parar ou passar mais rápido, dependendo da interação dos atores com o público, pois a cada apresentação, uma nova história é criada coletivamente.


Circo

ILHADO

CIA. LAMALA (SP)

Um morador em situação de rua revela suas habilidades circenses, como equilíbrio, malabarismo, mágica e acrobacia, com novos significados para os objetos mundanos que foram descartados por outras pessoas. Este é o primeiro espetáculo solo do artista Carlos Cosmai e propõe uma reflexão sobre a visibilidade de pessoas que vivem na rua.


Circo

ILUSIONISMO CLOSE-UP

CAIO FERREIRA (SP)

A magia de proximidade, mais conhecida como “close-up magic”, são os números executados bem próximos ao público que, mesmo assim, fica abismado com a agilidade e o talento do mágico. Caio Ferreira circula pelo espaço e realiza diversas performances para grupos pequenos de espectadores, com elementos do cotidiano, como cartas, dinheiro, entre outros itens.


Música

QUATRO CANTOS

QUATRO CANTOS (SP)

Desde 2011, os violeiros, compositores e cantadores paulistas Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira exploram a música do interior do Brasil no projeto Quatro Cantos. O repertório dos shows é de música caipira, sertaneja e folclórica, sem limitações em relação à região de onde vieram as canções, mas com a viola e a cultura popular como ponto comum.


Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.


Tecnologias e Artes

MÁQUINAS DE DESENHAR

ESTÚDIO HACKER (SP)

Os participantes da atividade têm a chance de utilizar máquinas analógicas e digitais para fazer desenhos. Com a lousa paramétrica, é possível criar objetos geométricos em duas dimensões, exibidos em tempo real em uma tela. Há ainda dois robôs, um para desenhar com controle remoto e outro que faz desenhos aleatórios, dependendo da posição das canetas acopladas.


Artes Visuais

PERSONAGENS FANTÁSTICOS NUNCA INVENTADOS

ALBERTO DUVIVIER TEMBO E PATRÍCIA MARCHESONI QUILICI (SP)

A atividade desafia os participantes a se transformarem em um personagem inédito – um herói ou heroína, vilão ou vilã, monstro ou qualquer outro – utilizando acessórios como máscaras, capas, chapéus e também objetos que serão feitos na hora. Os criadores e seus personagens serão fotografados e suas imagens e características farão parte de um jogo de cartas no estilo SuperTrunfo.


Literatura

PALAVRA + IMAGEM

CIA. CIRCO DE TRAPO (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.


Cinema

CURTAS DE ANIMAÇÃO DA PIXAR

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 

Comentários