Circuito Terra X3 de Triathlon Offroad promove esporte e turismo no Circuito das Águas Paulista e Região Mogiana

Próxima parada será em Itapira dias 15 e 16 de junho

O Circuito Terra X3 de triathlon offroad e esportes de aventura está crescendo entre os apaixonados por natação, ciclismo e corrida ao ar livre. O plano de fundo é o belíssimo circuito das águas paulista, localizado a apenas 150km da capital São Paulo. Após passagem por Serra Negra, a próxima parada em Itapira, marcada entre os dias 15 e 16 de junho, promete muita diversão e adrenalina para atletas de todas as idades e também para seus acompanhantes, familiares e amigos.

“O Circuito das Águas Paulista é perfeito para a pratica de esportes ao ar livre, além de ser uma região pouco explorada, o que estimula o turismo. Nosso objetivo é fazer com que o público geral, seja atleta ou não, se sinta acolhido e tenha uma experiência marcante que o estimule a continuar praticando atividade física. Por isso prezamos muito pela segurança e apoio ao atleta em todos os percursos e áreas de transição, além de promover uma programação diversificada para que todos os presentes possam mergulhar nesse universo dos esportes ao ar livre”, conta Tarek El Khatib, proprietário da A3 Sports, organizadora do evento.

Entre as modalidades presentes estão o cross triathlon (natação, pedal e corrida individual e em forma de revezamento, cross duathlon (corrida e ciclismo), trail run (corrida de montanha – com duas largadas uma para adultos e outra exclusiva para crianças e jovens), maratona aquática, MTB XCM (mountain bike) e cicloturismo, como forma de incentivo para aqueles que nunca praticaram ciclismo em trilhas. Atletas profissionais também utilizam o circuito para se preparar para as grandes competições da temporada.

“A prova tem um nível técnico muito bom, com percursos desafiadores e que atraem muitos atletas de elite e fãs de esportes de montanha. O mais legal é que, além de ser um circuito bastante competitivo, também é um evento ótimo para você iniciar nos esportes off road. A energia é muito boa, o pessoal que está lá é super bacana e os organizadores preparam tudo com muito zelo”, afirma Rodrigo Faria, triatleta de elite que já participou de Mundial de X Terra e um dos embaixadores do evento.

Para Demian Chanquette, a prática do cross triathlon não é apenas um hobby mas uma questão de saúde. Aos 47 anos, sofria com a obesidade e em julho de 2018 fez uma cirurgia bariátrica. Com a prática esportiva perdeu mais de 60 kilos. “Sempre gostei de esportes, mas hoje o triathlon é não só uma oportunidade para perder peso, como se tornou uma válvula de escape para buscar uma vida saudável. Esse desafio de praticar três modalidades, a disciplina para treinar e ainda mais correr em terrenos irregulares como é o caso do cross triathlon me motivam ainda mais”, conta.

PROGRAMAÇÃO

Em Itapira, tanto a entrega de kits como as largadas de todas as provas ocorrem na Casa da Fazenda, casarão colonial histórico que também funcina como hospedaria, facilitando a acomodação dos atletas. No sábado (15/06) ocorre a entrega de kits, das 14h as 17h, e as largadas da Trail Run e Maratona Aquática, a parti das 16h. Domingo (16/06) o dia começa cedo com a largada do Cross Triathlon e Cross Duathlon ás 8h. Em seguida vêm a largada do MTB XCM às 8h30. Depois teremos o início do cicloturismo as 9h e por fim as 11 horas a kids trail run, corrida de incentivo aos pequenos e futuros campeões. A entrada para assistir ao evento é gratuita.

 

Comentários