Cissa Martins é a 1ª rainha trans do Carnaval de Rua de Artur Nogueira

Moradora foi eleita por votação popular e anunciada durante concurso no sábado (28)

Foram anos de espera pela coroa. Cissa Martins chegou a ser homenageada como musa do Carnartur em 2020, mas o título de rainha ainda era um sonho a ser alcançado. A grande surpresa veio neste sábado (28), quando o povo nogueirense a escolheu como Rainha da Corte da Folia 2023.

Mais que uma conquista, a coroa é histórica para o município. Afinal, Cissa é a primeira mulher transexual a ocupar o cargo. Com 47 anos, ela é casada e sempre se envolveu no universo carnavalesco.

Nasceu vivenciando o Carnaval e participou por diversos anos de escolas de samba. “Amo a festa e desde meus seis anos me envolvo como destaque dos blocos. Fui a primeira pessoa, por exemplo, a sair nua aqui em Artur Nogueira no Carnaval”, relembra.

Cissa comenta que muitas pessoas já incentivaram a candidatura dela à rainha do Carnaval e, por isso, decidiu participar, mais uma vez, do concurso promovido pela Prefeitura nogueirense. “Graças a Deus, após a minha mudança de nome, por ordem judicial, estou apta ao concurso”, explica a cabeleireira.

A rainha esbanja simpatia e carisma, características que fizeram diferença durante o processo de escolha da rainha do Carnartur. Dona de uma coragem e força de vontade sem igual, Cissa abre alas para a inclusão de gênero no Carnaval de Artur Nogueira.

“Se a pessoa tem vontades, ela precisa persistir. Eu lutei muito para estar aqui e para mim é um sonho.”, exclama.

Indagada sobre o preconceito recorrente, ela é enfática. “O preconceito sempre irá existir. Nunca vai acabar. Nunca. Eu sei que haverão muitas pessoas que apontarão o dedo, mas vou erguer a cabeça e dizer: ‘olha, eu estou aqui’”, afirma e sorri orgulhosamente.