Classificações e medalhas marcaram o final de semana do Judô Nogueirense

Nos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo), 40 alunos do Projeto de Judô da Secretaria Municipal de Esportes entraram em ação. Os judocas da equipe de rendimento disputaram a fase Inter Regional do Campeonato Paulista da Divisão Especial no sábado. Domingo foi a vez dos alunos da base, que disputaram o Open Mercival de Judô. Ambos os eventos aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes da vizinha Cosmópolis.

Valendo vaga para a final do Campeonato Paulista da Divisão Especial, 10 judocas disputaram a Fase Inter Regional do Campeonato Paulista. Lauren Millk foi o maior nome nogueirense. A judoca de 17 anos lutou na categoria sub 21 até 70kg. Lauren realizou 4 lutas, venceu todas e ficou com a medalha de ouro. Lucas Vieira lutou a categoria a categoria mais disputada do dia: Sênior até 66kg. Lucas venceu as 2 primeiras lutas por Ippon. Nas quartas de final enfrentou novamente o excelente atleta Douglas Sena.

Douglas já havia vencido Lucas na Copa SP e no Paulista Universitário. O nogueirense mudou a estratégia de luta e estava bem até ser surpreendido por um Uchimata (golpe de perna) que definiu a luta. Com a derrota Lucas seguiu na repescagem. Venceu mais duas lutas ate chegar a disputa pelo bronze, contra outro adversário muito forte. A disputa pelo Bronze seguiu empatada ate os últimos segundos, quando dessa vez o nogueirense surpreendeu com um Seoinague (golpe de mão) e derrubou seu adversário. Com a vitória Lucas faturou a medalha de Bronze e garantiu sua vaga para a Final do Campeonato Paulista Sênior. “Essa medalha é muito especial para mim. Novamente tive a oportunidade de lutar com atletas que são referencias na construção do meu judô. Lutei com adversários que admiro muito e consegui um bom resultado. Ainda tenho um sonho e vou lutar em busca dele sempre”, comemora Lucas Vieira.

No domingo foi a vez dos alunos mais novos representarem Artur Nogueira. No total 30 alunos lutaram o Open Mercival e trouxeram 14 medalhas: 2 ouros, 2 pratas e 12 bronzes. Destaque para Laura Oliveira e Laura Sales. Ambas venceram todas as lutas e ficaram com o título de Campeã do Torneio. Laura Oliveira já é conhecida no cenário competitivo. Iniciou o Judô aos 2 anos e aos 6 começou a competir. Já acumula dezenas de medalhas e certamente é uma grande promessa para o esporte brasileiro. Laura Sales lutou pela primeira vez um campeonato oficial. A jovem iniciou o Judô na escola (Caic) e vem se destacando pelo comprometimento com o esporte. “Construímos uma proposta de trabalho que abrange desde a iniciação ate o alto rendimento. No mesmo final de semana lutamos em busca de vagas no Campeonato Paulista da Divisão Especial e promovemos “novos atletas” que lutaram pela primeira vez. Somos fiéis a nossa proposta que vem apresentando um grande resultado e pretendemos oportunizar o sucesso na modalidade de forma igualitária a todos”, afirma o Professor Rodolpho Lavoura.

Outro destaque foi a participação dos irmãos Pedro e Samuel Suzuki. Sensações no Torneio, Pedro tem 7 anos e Samuel apenas 3 anos e surpreenderam a todos os presentes pela coragem e técnicas apresentadas. Mesmo com tão pouca idade ambos frequentam as aulas assiduamente e demonstraram interesse por competições. Sempre acompanhado e incentivado pelos pais, Pedro e Samuel lutaram em Cosmópolis e voltaram com suas medalhas. “No caso dos pequenos, a competição é utilizada como meio de formação e não como objetivo final. A medalha é um instrumento motivacional que certamente terá um enorme valor para os pequenos”, explica o Professor Rodolpho.

O próximo compromisso do Judô Nogueirense será a fase Regional do Campeonato Paulista Aspirante das classes sub9, 11 e 13. O evento será realizado pela Federação Paulista de Judô na cidade de Brotas nesse sábado, dia 13/04.

No mesmo dia Lucas Brito e Camila Vieira estarão em Brusque/SC, representando o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro Regional.

 

Comentários