Clínica-Escola se destaca como diferencial dos cursos na área da saúde da Faculdade “Professor Franco Montoro”

A Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” se distingue atualmente como a única instituição de ensino superior de Mogi Guaçu e região a dispor de uma Clínica-Escola para os cursos de Psicologia, Nutrição e Enfermagem, que servirá, oportunamente, também para o novo curso de Medicina, que começa em 2020.

Inicialmente instalada no Parque Cidade Nova, a Clínica-Escola funciona desde fevereiro de 2017 na Rua Nicolau Falsetti, no centro da cidade. Em atividade desde 2012, foi implantada há oito anos com a finalidade de sediar o Serviço-Escola do curso de Psicologia e, a partir de setembro de 2013, também do curso de Nutrição.

A necessidade da Clínica-Escola decorre do fato de a maioria dos cursos da área da saúde ter disciplinas práticas e estágio obrigatório, de modo que, para os estudantes, representa a oportunidade de aprenderem na prática a profissão, sobretudo porque as clínicas-escolas são centros de atendimento à comunidade dentro das instituições.

A Clínica-Escola propicia aos alunos a vivência dos cenários da prática no atendimento aos pacientes e o estreitamento da relação institucional da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” com a comunidade, uma vez que não deixa de ser um serviço de utilidade pública, inteiramente gratuito.

A unidade tem como coordenadora a professora Andréia Queiroz Carniel, psicóloga, mestre em Ciências Médicas e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp. Participam estudantes em final de curso e os atendimentos são sempre supervisionados por professores dos respectivos cursos.

 

As modalidades de atendimento do Serviço-Escola de Psicologia são as de psicodiagnóstico, com estudantes do 4º ano, e atendimento clínico e psicoterapia, individual ou em grupo, pelos formandos do 5º ano. Os pacientes passam antes por uma triagem, que pode ser estendida, com escuta e observação para que se possa gerenciar a situação da pessoa.

A demanda é espontânea, caso em que o próprio paciente busca o atendimento, ou por encaminhamento das redes judicial e social, bem como de órgãos da área da saúde, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CAIA (Centro de Atenção Integral ao Adolescente) e outras unidades. Em 2019 foram atendidos 314 pacientes, mais que no ano passado.

O curso é coordenado pela professora Alexandra Fernandes Azevedo, que também é coordenadora do Programa de Saúde Mental do Município. O Serviço-Escola de Psicologia conta atualmente com 24 alunos do 4º ano, 29 do 5º e último ano e cinco professores, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 8h às 13h.

NUTRIÇÃO

O Serviço-Escola do curso de Nutrição atende um dia por semana, mais precisamente às quartas-feiras, das 11h às 17h. O atendimento consiste de avaliação nutricional, dietético e dietoterápico, orientação sobre segurança alimentar e nutricional, nutrição esportiva, educação nutricional, oficinas de nutrição, palestras e cursos.

Participam os estudantes do 8º semestre, como estágio de conclusão de curso. Todos os atendimentos são supervisionados diretamente por docentes nutricionistas, sob a coordenação da professora Jane Cristina de Souza Spokens, mestre em Alimentos e Nutrição e doutora em Biologia Funcional e Molecular.

O atendimento é individualizado, com avaliação completa do paciente, dietética e de composição corporal. As dietas recomendadas são individualizadas, não padrão. Em 2019 foram atendidos mais de 100 pacientes, e a tendência é de aumentar a demanda no próximo ano, a partir de fevereiro, pois existe lista de espera.

ENFERMAGEM

Quanto ao curso de Enfermagem, a Clínica-Escola funciona com um centro para projetos específicos, focados na atenção à obesidade, controle da pressão arterial e do diabetes, sempre sob a supervisão de docentes. O curso é coordenado pela professora Marli Luiz Beluci, mestre e doutora em Ciências, com pós-doutorado na área de Enfermagem.

O endereço da Clínica-Escola da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” é na Rua Nicolau Falsetti, 55. Para agendamentos e mais informações, o número de telefone é (19) 3818-1396.

 

Comentários