Cobertura Vacinal contra a Gripe está baixa em Amparo

A Campanha Vacinal contra a Gripe aplicou até o momento 6397 doses, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O público alvo de Amparo é de 15.326 doses.

A campanha continuará em todo o território paulista até 26 de maio e as vacinas permanecem disponíveis para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada, além dos grupos contemplados com a ampliação. Em Amparo, a vacinação continua em todos os postos das de 8 às 17h.

Dos números apresentados, a cobertura mais baixa está em crianças que tiveram 740 doses aplicadas, correspondente a 21,14% do público para a faixa.

Além de defender a população contra a gripe A H1N1, que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as vacinas protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A imunização foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, por meio de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme recomenda o Ministério da Saúde, somente casos severos de gripe, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.

Neste ano, até 24 de abril, foram contabilizados 206 registros de SRAG atribuíveis ao vírus Influenza em São Paulo, dos quais 119 relacionados ao A (H3N2). Foram notificados 23 óbitos, sendo nove relacionados à H3N2. Amparo tem um caso suspeito de H1N1, com o paciente em tratamento.

Matéria: Moisés de Camargo

 

Comentários