Com apoio da Prefeitura, Cia. Talagadá realiza IV Mostra Tropé

A Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas de Itapira, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, realiza entre os dias 8 e 10 de junho a ‘IV Mostra Tropé – Bonecos e Teatro de Rua’. Com entrada franca, o evento reúne seis apresentações em quatro diferentes locais da cidade estrelados por artistas locais e convidados.

A abertura acontece na sexta, dia 8, às 20h00 no Auditório da Escola Estadual ‘Dona Elvira Santos de Oliveira’ (ESO) com o espetáculo “Translúcido” da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas de Itapira.

No sábado, dia 9, às 10h00, a Praça Bernardino de Campos abriga o espetáculo “Bailado para sabiás, vira-latas e afins…”, da Cia Corda e Corpo de Itapira. Mais tarde, às 17h30, será apresentada a peça “Paulicéia Desvairada”, do Grupo Teatro Didático da UNESP de São Paulo, no Projeto Garagem – Arte e Cultura, situado à Rua Sete de Setembro, no Centro. Devido a limitação de espaço, serão disponibilizados 30 ingressos (gratuitos) que deverão ser retirados com antecedência.

O domingo, 10, concentra três apresentações. A primeira acontece às 15h00 na Praça Riachuelo com o espetáculo “Ananse”, do Coletivo Colérico de São Paulo. Um pouco depois, às 17h30, o Grupo Teatro Didático da UNESP, de São Paulo, faz uma nova apresentação de “Paulicéia Desvairada” no Projeto Garagem – Arte e Cultura. É necessário retirar os ingressos antes. O encerramento da IV Mostra Tropé acontece às 19h00 na Praça Riachuelo com o espetáculo “Romeu e Julieta” da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas.

Além das apresentações, ao final de cada apresentação haverá uma ação de formação com um bate papo com o crítico teatral convidado Antônio do Vale, que fará o intermédio entre público e grupos, bem como desenvolver um diálogo que permeie sobre a formação de grupos amadores no interior de São Paulo e pontos de vista acerca do espetáculo apresentado, processo de criação aplicado e o entendimento e compreensão do público presente. Antônio do Vale é ator e diretor, formado em Direção pela ECA-USP. Dirigiu mais de 50 espetáculos, ministrou cursos de teatro em Portugal e teve participação como coordenador e convidado nos festivais das cidades São José do Rio Preto, Americana, Araçatuba, Presidente Prudente, Santos, Ponta Grossa (PR) e Fortaleza (CE).  Detentor de diversos prêmios teatrais, dentre eles: APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Prêmio Apetesp e Prêmio Governador.

Sobre o Tropé

A Mostra Tropé surgiu em 2009 com idealização dos artistas Danilo Lopes, João Bozzi e Valner Cintra, da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas de Itapira, que tinham por objetivo a acessibilidade à arte e a formação de público, despertando a apreciação e desenvolvendo o senso crítico para o teatro de rua. No ano seguinte, ainda sem a existência de políticas públicas locais que apoiassem o projeto, o mesmo resistiu e foi realizado. Porém, devido a diversas dificuldades enfrentadas, principalmente em relação à logística e inexistência da oferta de cachê aos convidados, o evento sofreu um hiato.

Os progressos da Cia Talagadá no cenário teatral nacional, com participação em importantes festivais nacionais e internacionais, contribuíram para a troca de experiências com outros grupos que compartilham do mesmo ideal, fazendo com que o projeto voltasse à mente de seus idealizadores. Assim, depois desse hiato de dois anos, o Tropé foi retomado e o mesmo foi contemplado pelo Prêmio PROAC Edital 01/2013 – Festival de Artes, possibilitando a realização da III Mostra Tropé, em 2014, e ampliando também as linguagens de Circo e Bonecos, levando para Itapira doze espetáculos teatrais (nacionais e internacionais), além de proporcionar oficinas teatrais em quatro escolas do ensino médio.

As dificuldades relacionadas à falta de incentivo novamente formaram um entrave, causando uma nova pausa no projeto que retorna agora, em 2018, através de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a UNESP – Universidade Estadual Paulista. E ao mesmo tempo, os organizadores já estão viabilizando as próximas edições por meio de parcerias através do PROAC ICMS.

Programação detalhada

08 de Junho – sexta feira

Horário: 20h00

Local: Auditório da Escola Estadual ‘Dona Elvira Santos de Oliveira’ (ESO)

Abertura da IV Mostra Tropé e apresentação do espetáculo “Translúcido” da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas – Itapira/SP

Sinopse: Trata-se de uma provocação dramático-visual que se utiliza da plasticidade de materiais característicos por suas cores, texturas, opacidade, transparência ou translucidez na composição de um espetáculo que se inspira na linguagem do Teatro Visual, cujas investigações acerca da palavra translúcido, bem como suas derivações servem como ponto de partida para abordar de forma lúdica e onírica a nossa própria realidade, num universo transitório, que está além de nossa lucidez, cuja dramaturgia se constrói de forma única e individual aos olhos de cada espectador.

09 de Junho – Sábado

Horário: 10h00

Local: Praça Bernardino de Campos

Cia Corda e Corpo – Espetáculo “Bailado para sabiás, vira-latas e afins…” – Itapira/SP

Sinopse: O espetáculo é um processo que investiga a relação do corpo com os espaços urbanos, fomentando um diálogo entre os elementos da dança com o ambiente das cidades – suas ruas, praças e travessas, confrontando o delicado com o agressivo.

Horário: 17h30

Local: Projeto Garagem – Arte e Cultura

Grupo Teatro Didático da UNESP – Espetáculo Paulicéia Desvairada – São Paulo/SP

OBS – Público limitado a entrada de 30 pessoas – Retirar ingresso antes

Sinopse: o Teatro Didático da Unesp aproveitou-se da obra de Mário de Andrade para refletir e manusear alguns pressupostos do Teatro Visual por meio de uma criação cênica. A encenação do espetáculo não pretende ilustrar a obra. A encenação é uma criação autônoma cujo conteúdo refere-se meramente a apreensão do conteúdo de imagens intuídas do poema e sua época e que também são observadas no cotidiano da Paulicéia atual.

10 de Junho – Domingo

Horário: 15h00

Local: Praça Riachuelo

Coletivo Colérico – Espetáculo “Ananse” – São Paulo/SP

Sinopse: A primeira pesquisa profunda do Coletivo Colérico começou em 2016 a partir de provocações estéticas desencadeadas pelos livros “Mãe África”, de Celso Sisto, e “Histórias de Ananse”, de Adwoa Badoe e Baba Wagué Diakité onde deram origem ao espetáculo “Ananse”, a primeira reunindo contos de diversas localidades do continente africano e a segunda com contos relacionados à personagem Ananse, da cultura ashanti.

Horário: 17h30

Local: Projeto Garagem – Arte e Cultura

Grupo Teatro Didático da UNESP – Espetáculo Paulicéia Desvairada – São Paulo/SP

OBS – Público limitado a entrada de 30 pessoas – Retirar ingresso antes

Sinopse: o Teatro Didático da Unesp aproveitou-se da obra de Mário de Andrade para refletir e manusear alguns pressupostos do Teatro Visual por meio de uma criação cênica. A encenação do espetáculo não pretende ilustrar a obra. A encenação é uma criação autônoma cujo conteúdo refere-se meramente a apreensão do conteúdo de imagens intuídas do poema e sua época e que também são observadas no cotidiano da Paulicéia atual.

Horário: 19h00

Local: Praça Riachuelo

Encerramento da Mostra Tropé e apresentação do espetáculo “Romeu e Julieta” da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas – Itapira/SP

Sinopse: Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas utilizam de objetos, instalações, assemblagens, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, não só o amor impossível de seus famosos personagens, mas de todos e quaisquer amantes, os quais tiveram de enfrentar tanto a intolerância de suas famílias quanto o olhar de uma sociedade ainda calcada em valores obsoletos, de intolerância, hipocrisia, mediocridade e preconceito, cujos atos culminam num final trágico, no qual a arte, por sua vez, vinga-se e o transforma em uma bela, doce e lúdica metáfora da busca pelo amor, liberdade, respeito e tolerância por que podem ser uma grande surpresa.

Dúvidas e informações complementares

Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas de Itapira

ciatalagada@hotmail.com.

Telefones: (19) 98871.6799 ou (19) 3843 6799

 

Comentários