fbpx

Com apoio da Prefeitura, estabelecimentos do setor turístico iniciam inscrição no Cadastur

Mais de 40 estabelecimentos de Holambra que atuam no setor de turismo participaram, por meio de parceria com a Prefeitura, da primeira etapa de inscrição no Cadastur promovida pelo consórcio do Circuito das Águas Paulista. Pensando em facilitar a inscrição dos estabelecimentos localizados nas cidades da região, o consórcio decidiu recolher, através do apoio das secretarias e diretorias municipais, os documentos necessários para incluir as empresas do setor junto ao sistema único elaborado pelo Governo Federal para cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo.

Organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, o Cadastur é um sistema de regulamentação e controle do turismo que garante acesso aos mais diferentes dados sobre prestadores de serviços turísticos cadastrados por todo o país.

Segundo a diretora municipal de Turismo de Holambra, Alessandra Caratti, cada estabelecimento participante será incluído no mapa turístico municipal e nacional, aumentando assim a visibilidade e divulgação desses estabelecimentos. De acordo com ela, o recolhimento da documentação na cidade começou a ser realizado em maio desse ano e grande parte dos prestadores de serviço turístico de Holambra enviou, em tempo hábil, o material requisitado.

“Nós fizemos divulgação nos meios de comunicação da cidade e passamos por cada estabelecimento recolhendo a papelada”, comentou. “Essa parceria com consórcio simplificou a inscrição e permitiu que mais estabelecimentos estejam regularizados”.

De acordo com Juliano Belini, gestor administrativo do consórcio do Circuito das Águas, é importante salientar que o não cadastramento no sistema pode gerar multas e até mesmo o fechamento de estabelecimentos. “Além deste risco, todo estabelecimento que não estiver cadastrado perde o direito de fazer financiamentos federais ou estaduais, dada a importância da inscrição dos estabelecimentos ligados ao nicho turístico”.

Para Belini, o engajamento de Holambra no envio da documentação através do departamento municipal de Turismo foi muito importante para o sucesso do trabalho.

“Nós firmamos essa parceria com os setores turísticos de cada cidade do Circuito das Águas para facilitar o processo. Os resultados em Holambra são bastante satisfatórios”, comenta. “Essa é uma prestação de serviço a mais que é feita para que todos estejam regularizados perante os órgãos públicos e é um motivo de muita satisfação em saber que Holambra, uma das mais novas integrantes do consórcio, vem trabalhando muito forte com seus prestadores de serviço”.

 

Matéria: Nathália Lima

cadastur

  

Comentários