Com apoio da Prefeitura, estabelecimentos do setor turístico iniciam inscrição no Cadastur

Mais de 40 estabelecimentos de Holambra que atuam no setor de turismo participaram, por meio de parceria com a Prefeitura, da primeira etapa de inscrição no Cadastur promovida pelo consórcio do Circuito das Águas Paulista. Pensando em facilitar a inscrição dos estabelecimentos localizados nas cidades da região, o consórcio decidiu recolher, através do apoio das secretarias e diretorias municipais, os documentos necessários para incluir as empresas do setor junto ao sistema único elaborado pelo Governo Federal para cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo.

Organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, o Cadastur é um sistema de regulamentação e controle do turismo que garante acesso aos mais diferentes dados sobre prestadores de serviços turísticos cadastrados por todo o país.

Segundo a diretora municipal de Turismo de Holambra, Alessandra Caratti, cada estabelecimento participante será incluído no mapa turístico municipal e nacional, aumentando assim a visibilidade e divulgação desses estabelecimentos. De acordo com ela, o recolhimento da documentação na cidade começou a ser realizado em maio desse ano e grande parte dos prestadores de serviço turístico de Holambra enviou, em tempo hábil, o material requisitado.

“Nós fizemos divulgação nos meios de comunicação da cidade e passamos por cada estabelecimento recolhendo a papelada”, comentou. “Essa parceria com consórcio simplificou a inscrição e permitiu que mais estabelecimentos estejam regularizados”.

De acordo com Juliano Belini, gestor administrativo do consórcio do Circuito das Águas, é importante salientar que o não cadastramento no sistema pode gerar multas e até mesmo o fechamento de estabelecimentos. “Além deste risco, todo estabelecimento que não estiver cadastrado perde o direito de fazer financiamentos federais ou estaduais, dada a importância da inscrição dos estabelecimentos ligados ao nicho turístico”.

Para Belini, o engajamento de Holambra no envio da documentação através do departamento municipal de Turismo foi muito importante para o sucesso do trabalho.

“Nós firmamos essa parceria com os setores turísticos de cada cidade do Circuito das Águas para facilitar o processo. Os resultados em Holambra são bastante satisfatórios”, comenta. “Essa é uma prestação de serviço a mais que é feita para que todos estejam regularizados perante os órgãos públicos e é um motivo de muita satisfação em saber que Holambra, uma das mais novas integrantes do consórcio, vem trabalhando muito forte com seus prestadores de serviço”.

 

Matéria: Nathália Lima

cadastur

 

Comentários