Com apoio da Prefeitura, menino-judoca disputará Campeonato Sul Brasileiro pela primeira vez

Ele é apenas um menino, mas caminha a passos largos para se tornar um nome respeitado no judô, onde já coleciona bons resultados com apenas 10 anos de idade. João Pedro Pires de Camargo Durante, campeão de Judô nas categorias Sub-09 e Sub-11, foi recebido na manhã desta segunda-feira, dia 26 de junho, pelo prefeito Gustavo Reis, onde compareceu acompanhado por sua mãe, Adriana Aparecida Camargo.

O atleta solicitou e será atendido, pois receberá apoio da Prefeitura de Jaguariúna para participar de competições onde representa a cidade no tatame. João Pedro foi encaminhado pelo prefeito à Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SeJEL), onde o titular da pasta, Rodrigo da Silva Blanco, cuidará dos detalhes. “Temos atividades para todas as idades porque entendemos a importância que o esporte tem na vida das pessoas, então, poder contribuir para que um jovem atleta siga em frente é altamente gratificante”, disse o prefeito.

Novo desafio

“Ele se prepara para disputar o Campeonato Sul Brasileiro de Judô entre outubro e novembro deste ano, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e como não temos patrocínio e nem condições de bancá-lo, solicitamos ajuda ao prefeito, que nos recebeu muito bem”, revela a mãe de João Pedro, Adriana Camargo. A retrospectiva do garoto-atleta impressiona: somente em 2017, o judoca João Pedro conquistou 8 medalhas de ouro e uma de bronze.

A última medalha de ouro veio na fase final do Campeonato Paulista de Judô, disputada no último dia 17 de junho, em São Bernardo do Campo, município do Grande ABCD. Em 2016, participou de 11 competições e ganhou seis medalhas de ouro, três de bronze e duas de prata. Já 2015 foi mesmo um ‘ano dourado’ para João Pedro, que nas 16 competições que participou esteve no ponto mais alto do pódio (1º lugar) e conquistou 16 medalhas de ouro.

Além do currículo invejável, João Pedro gosta de jogar futebol, é considerado um aluno estudioso e se destaca em matemática. Cursa o 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Mário Bergamasco, no Jardim Florianópolis, no período da manhã e enfrenta uma rotina puxada de segunda a sexta-feira, segundo sua mãe. A maratona inclui treinos noturnos de judô, três vezes na semana, e futebol à tarde em outros dois dias.

Elogiado e incentivado pelos professores de judô, esporte que pratica desde os 5 anos, o menino de 40 Kg distribuídos em 1,50m de altura já encara o esporte com perspectivas profissionais.

Matéria: ASCOM/Fotos: Ivair Oliveira 

 

Comentários