Com apoio da Prefeitura, prevenção ao câncer de mama foi tema de palestra sobre o Outubro Rosa

A prevenção contra o câncer de mama, uma das doenças que mais afeta a qualidade de vida e também mata muitas mulheres no Brasil e no mundo, foi o assunto das palestras sobre o Outubro Rosa, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ) e parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu na sede da ACIJ, na noite desta terça-feira, 23 de outubro, e teve convidados especiais.

Entre os especialistas, é consenso que a prevenção ao câncer de mama, ou seja, a detecção precoce dos tumores da mama, passa por um autoexame que pode ser feito pelas próprias mulheres. Esses e outros cuidados, como exames de mamografia e visitas periódicas ao mastologista foram abordados por profissionais da área médica, convidados para falar aos participantes.

As palestras foram dadas pelo doutor José Eduardo Marco Rubio, médico ginecologista, obstetra e mastologista, a psicóloga Roberta Nunes e pelo fisioterapeuta Jorge Luiz de Souza. Além disso, houve uma apresentação do projeto Bem Me Quero, por Letícia Aquino.

A secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, elogiou a iniciativa da ACIJ, que contou também com o auxílio do vereador Afonso Lopes da Silva (Silva/PPS). “Todo mês de outubro a Secretaria de Saúde promove nas Unidades Básica de Saúde (UBS’s) a rodas de conversas para conscientizar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama, e palestras como essa são ferramentas importantes, por isso fizemos questão de participar”, explica.

Para reforçar as mensagens transmitidas pelos profissionais, um grupo teatral formado por funcionárias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, liderado pela Coordenadora de Enfermagem e Controle Físico Luciana Maria Boccardo Burini, encenou a peça “Prevenção”.

Ela mostra situações vividas pelas mulheres diante do drama que se abate em suas vidas ao serem notificadas sobre um eventual nódulo no seio, que pode vir a se tornar um câncer na mama se a paciente não buscar auxílio com um especialista. Diante dessas várias situações, um outro assunto foi discutido: a autoestima das mulheres, que foi tratado pela representante da empresa Mary Kay, Eliana Marcucci.

 

Comentários