Com apresentações musicais, Prefeitura inaugura “Praça do Bentão” nesse sábado

A Prefeitura de Holambra fará neste sábado, dia 27 de outubro, a entrega das obras da Praça Bento Euzébio Tobias, a Praça do Bentão, em frente ao Paço Municipal. A solenidade inaugural terá início às 8 horas, após o Desfile Cívico que marcará a celebração do aniversário de 27 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Amplamente revitalizado, o espaço passou a contar, a partir da reforma, com lago, pergolado e iluminação ornamentais e novo paisagismo. O investimento contemplou ainda novos mobiliários urbanos, serviço de drenagem e recapeamento asfáltico, a construção de passagem elevada em frente ao acesso à Prefeitura, instalação de calçamento intertravado com piso podotátil e a readequação das vagas de estacionamento do local.

A denominação da praça, proposta pelo prefeito Fernando Fiori de Godoy e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal em maio deste ano, homenageia o ex-servidor público Bento Euzébio Tobias, conhecido popularmente como Bentão – que se trabalhou até os últimos meses de vida chefiando equipes do setor de Parques e Jardins. Bento faleceu em fevereiro do ano passado em decorrência de um tumor.

De acordo com Dr. Fernando, Bentão dedicou grande parte da vida à atividade paisagística e é um dos grandes responsáveis pela valorização dos espaços públicos de Holambra nos últimos anos. “Todo morador e visitante que passeia pela cidade se encanta com a beleza e com o carinho com que as praças e jardins são cuidados. São legados que o trabalho e a dedicação do Bento deixaram para nós”, afirma.

A revitalização da praça é resultado de um investimento de R$ 576 mil vindos da Secretaria de Turismo do Governo do Estado através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, o DADE. Ela é parte das etapas de remodelação da Alameda Maurício de Nassau.

Após a cerimônia inaugural a programação de aniversário segue com apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Holambra e da cantora Cláudia Feltre – ambos com acesso livre a todos os interessados.

Uma vida dedicada aos jardins

Nascido em 1º de abril de 1957 em Santo Antonio de Posse, Bento Euzébio Tobias, terceiro dos sete filhos do casal Altino Onório da Silveira e Jandira Euzébio Tobias, veio para Holambra em 1968. Bentão, como sempre foi conhecido, perdeu a mãe ainda criança e começou a trabalhar logo cedo, aos 13, quando passou a ter contato com flores e plantas. Em 1981 foi convidado para promover, ao lado do decorador Jan Willem, a decoração daquela que viria a ser maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina – atividade que exerceu até a 35ª edição da festa, em 2016.

De acordo com a comissão organizadora da Expoflora, Bento esteve presente ainda na realização outras importantes ações – entre elas, a implementação de jardinagem em favelas do bairro Itaim Paulista, na capital, e a decoração dos carros alegóricos criados por Joãozinho Trinta, no Rio de Janeiro, que abriram os desfiles das escolas de samba na Marquês do Sapucaí para divulgar o projeto de geração de renda dos moradores de Nilópolis, que consistia na venda de vasinhos de violeta.

Em 1979 casou-se com Maria Gorete Santiago Tobias, com quem viveu até 25 de março de 1999. Em 2000 conheceu Neide de Souza Tobias, companheira de vida com quem teve Karoline Tobias, sua única filha, hoje com 15 anos de idade.

De acordo com os irmãos Maria de Fátima Tobias e Antonio Fernandes da Silveira, Bento foi “um irmão maravilhoso e um paizão para todos”, sempre disposto a ajudar a família. “Um homem íntegro e de valor incalculável”, dizem.

Na Prefeitura, a convite do ex-prefeito Celso Capato, assumiu a pasta de Parques e Jardins em 2007, com a qual já trabalhava como prestador de serviços. Deixou o cargo no final de 2008 e acumulou passagens importantes por subprefeituras da capital do Estado, chefiando o programa Florir São Paulo. Em 2013, mandato do atual prefeito Fernando Fiori de Godoy, retornou a Holambra para liderar equipes de paisagismo da administração municipal – função à qual se dedicou até os últimos meses de vida.

Apesar de estarem juntos a mais de uma década, Bento e Neide se casaram em 18 de dezembro de 2016, cumprindo um antigo desejo dele. Suas mãos e sua criatividade transformaram alguns dos principais pontos turísticos e praças da Capital Nacional das Flores. Ele dedicou grande parte da vida, de sol a sol, à paixão pelo paisagismo e ao ofício de colorir, embelezar e alegrar sua cidade e a rotina de seus amigos, conhecidos e das centenas de milhares de visitantes que buscam Holambra, todos os anos, pelo legado que ele ajudou a construir. Morreu em 28 de fevereiro de 2017, aos 59 anos, enfim casado e cercado dos seus.

 

Comentários