Com avaliação positiva, Projeto Balangandã completa um mês de atividades na nova sede

Um mês de muita música, descontração e aprendizado. Desta forma pode ser definido o período inicial das atividades do Projeto Balangandã em sua nova sede, na região central de Itapira. Os trabalhos no novo endereço começaram no dia 26 de janeiro e, na última semana, completaram o primeiro mês com avaliação extremamente positiva da PROGESCULT – Gestão de Organização e Projetos, responsável pela execução do projeto que oferece aulas de Musicalização e de Coro Cênico, atendendo a crianças e adolescentes.

O trabalho que no ano passado começou em um espaço na Vila Bazani migrou no fim de janeiro para um imóvel na Rua Regente Feijó, 226, na esquina com a Rua Rui Barbosa. Além de completar um mês na nova sede, o Balangandã também chega ao primeiro ano de atividades neste mês de março. E são vários os motivos para comemorar. “O Projeto Balangandã teve um ótimo crescimento, de maneira bem estruturada, e atende hoje quase 80 alunos, superando nossa meta inicial de 60”, comenta Paulo Bazani, coordenador administrativo da PROGESCULT.

Na prática, o Projeto Balangandã tem por objetivo estimular o desenvolvimento de potencialidades de cada indivíduo, proporcionando mais qualidade de vida a partir do “fazer musical” em atividades que valorizam o repertório folclórico brasileiro e a MPB (Música Popular Brasileira), entre outros ritmos. Durante as aulas são empregados recursos como objetos da infância e do cotidiano, percussão, sons corporais e instrumentos variados, evolvendo os alunos em vivências lúdicas com jogos, brincadeiras, cantigas de roda, experiências práticas com os instrumentos, expressão corporal e percepção e apreciação sonora.

As atividades de Musicalização atendem crianças com idade entre 8 meses e 9 anos, enquanto que o Coro Cênico – ofertado gratuitamente – é destinado a crianças e adolescentes na faixa etária que vai de 9 a 18 anos. “Estamos tendo um retorno muito positivo por parte dos participantes, e também dos pais das crianças mais novas que acompanham as aulas. Nossas atividades promovem momentos de descontração e aprendizado que fogem à rotina do dia-a-dia, de forma a relembrar e resgatar momentos de sua infância”, complementa a professora e coordenadora artística Letícia Fernandes, graduada em Música e pós-graduanda em Ensino e Práticas Musicais com Ênfase em Educação Musical e Regência Coral.

É ela quem coordena as atividades de Musicalização e do Coro Cênico, enquanto que as atividades de consciência e expressão corporal do coro ficam por conta do ator Danilo Lopes, formado em Arte/Teatro, membro da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas e com larga experiência na área de arte-educação e coordenação pedagógica de projetos artísticos e culturais. Letícia lembra que, para este ano, o tema definido para o projeto foi ‘tempo de brincar’. “Desta forma, trabalhamos com atividades lúdicas que incluem brincadeiras, cantigas, brinquedos, objetos, instrumentos e movimento, resgatando a cultura popular brasileira, que desperta o prazer musical das crianças”, enfatiza.

As atividades do Balangandã acontecem às sextas-feiras e sábados. “Estamos realmente com as expectativas iniciais superadas e com uma avaliação excelente quanto ao andamento do projeto. Temos poucas vagas disponíveis, sendo, para Musicalização, apenas nas turmas de Bebês (de 8 meses a 2 anos incompletos) e de Iniciação Musical II (de 6 a 9 anos); e para o Coro Cênico infanto-juvenil (de 9 a 18 anos). Para as turmas completas já estamos organizando uma lista de espera”, complementa Bazani. Mais informações podem ser obtidas via telefone ou WhatsApp (19) 9.8110-8181, pelo e-mail balanganda@progescult.com ou ainda na página oficial no Facebook (www.facebook.com/projetobalanganda).

Cronograma de atividades do Projeto Balangandã

SEXTAS-FEIRAS

Iniciação Musical I (de 4 anos a 6 anos incompletos) – aulas das 18h00 às 18h50

Iniciação Musical II (de 6 anos a 9 anos incompletos) – aulas das 19h00 às 19h50

SÁBADOS

Pré-iniciação Musical (de 2 anos a 4 anos incompletos) – aulas das 8h00 às 8h40

Bebês (de 8 meses a 2 anos incompletos) – aulas das 9h00 às 9h40

Coro Cênico Infanto-Juvenil (de 9 a 18 anos) – das 10h00 às 12h00

Matéria: ASCOM

 

Comentários