Com foco ambiental, Instituto Jequitibá promove fórum em Posse

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Instituto Jequitibá realizará, na próxima quarta-feira, dia 22 de março, o Fórum Regional da Água. O evento, que acontecerá na Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse, terá início às 19 horas e contará com a presença de palestrantes que irão promover discussões acerca do futuro da água e outros temas referentes aos recursos hídricos.

Inicialmente, o fórum trará Rafaela Rossi de Camargo Freitas, diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariúna, para falar sobre o tema “Segurança Hídrica e o Programa Bacias Jaguariúna”.

Em seguida, às 19h45min, o Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto Possense (SAAEP), José Antônio Torezan realizará uma palestra na qual irá discorrer sobre o tema “Recursos Hídricos”. Após isso, antes do encerramento, será realizado um debate sobre os recursos hídricos.

De acordo com o presidente do Instituto Jequitibá e ativista ambiental José Luis Muller, de 63 anos, as expectativas para o evento que será promovido em Posse são as melhores possíveis. Para ele, o estado dos recursos hídricos é um assunto urgente, não só no município e na região, mas no mundo, e merece ser discutido.

Em entrevista ao Jornal Possense, Muller afirmou que o objetivo deste evento é trazer a informação às pessoas, a fim de conscientizá-las a respeito do assunto. “Pretendemos ajudar a população oferecendo informação. Nossa meta é esclarecer a situação dos recursos hídricos a todos os possenses, abordando não apenas a questão em um aspecto regional, mas mundial”, explicou o presidente do instituto.

O projeto de educação ambiental

O ativista ainda declarou que a intenção de conscientizar a fornecer conhecimento sobre a atual realidade dos recursos hídricos também será realizada através de um processo de educação ambiental. Ele afirmou que a ideia é de realizar um projeto que alcance as escolas do município e as crianças que lá estudam. “Elaboramos um projeto que tem como alvo desenvolver a consciência também nas crianças da cidade”, contou.

Segundo Muller, o projeto já está estruturado e nas mãos da administração do município. Entretanto, ainda não há previsão de implantação, pois para que possa ser colocado em prática, o projeto necessita de apoio do Executivo.

O Instituto Jequitibá

O Instituto Jequitibá é uma organização não governamental (ONG), oficialmente fundada no dia 26 de abril de 2004, na cidade de Campinas-SP.

Com a finalidade de preservar o meio ambiente, a ONG incentiva a proteção dos recursos naturais e promove a conscientização e integração efetiva do ser humano com a natureza através de projetos que visam a defesa e proteção da natureza, além da melhoria da qualidade de vida e a conscientização por meio da educação ambiental.

Dentre os principais objetivos do instituto, estão o desenvolvimento do “Projeto Ambiental Viveiros Educadores”, do “Projeto de Educação Ambiental – Mundo Sustentável” e da campanha “Floresta Mundo Sustentável”, com a finalidade de despertar nas pessoas reflexões que tragam o olhar crítico sobre questões relevantes para o meio ambiente.

Matéria: Matheus Gomide

 

Comentários