COMISSÃO DISCIPLINAR APLICA PUNIÇÃO, SOARES E POMBAL PERDEM MANDO E VOLTA DAS SEMIFINAIS SERÁ NO TUCURÃO

Na manhã desta terça-feira (10), a Comissão Municipal Disciplinar se reuniu para avaliar o caso envolvendo as equipes Jardim Soares Futebol Clube e Grêmio Esportivo Pombal, no jogo de ida das semifinais da categoria Titular da Copa de Futebol Rural 2022. Após receber o relatório da arbitragem que atuou na partida, a organização notificou os dois clubes, que tiveram três dias úteis para a apresentação de defesa.

 

Neste relatório, o árbitro Severino da Silva afirmou que, após as expulsões de um atleta de cada time, “as torcidas invadiram o campo. Acionei a segurança (GCM) e perguntei se ela tinha condições de garantir segurança para o trio de arbitragem e aos atletas envolvidos na partida. A mesma relatou dizendo que não tinha efetivo suficiente”.

 

O prazo para defesa expirou às 17h desta segunda-feira (9), sem que os clubes encaminhassem suas justificativas à organização. O caso foi então apresentado à Comissão Disciplinar nesta terça. Os cinco membros, após analisarem os registros, decidiram pela pena mínima, punindo Pombal e Jardim Soares com a perda de um mando de campo cada um, seguindo o artigo 60 do Regulamento da Copa Rural e o artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

 

Conformidade

O artigo 60 do regulamento diz que “as equipes que tiverem atos de seus torcedores relatados em súmula serão julgadas conforme rito descrito no regulamento e punidas com perda do mando de campo independentemente do local da partida e em consonância com o CBJD”.

 

O artigo 213, trata em seu inciso II de invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e, “quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas”.

 

Além disso, no segundo parágrafo do mesmo artigo, há a observação de que, “caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis”. Assim, as duas equipes foram punidas. O Pombal já cumprirá a perda do mando neste domingo (15), quando acontece o jogo de volta das semifinais.

 

Mudança

Assim, o duelo sai do Pombal e será realizado, a partir das 15h30, no Estádio do Tucurão. Quanto ao Soares, a perda de mando será cumprida já nesta temporada caso a equipe chegue à final.

 

Se for eliminada na semifinal, a agremiação cumprirá na edição subsequente da Copa Rural, conforme o artigo 175 do CBJD, que diz que, “quando a perda de mando de campo não puder ser cumprida na mesma competição, deverá ser cumprida em competição subsequente da mesma natureza, independentemente da forma de disputa”.

 

Comentários