Como se comportar na festa de confraternização da empresa?

Por Ana Lúcia Spina, consultora de comunicação e pontos fortes da Ynner

O fim de ano sugere festividades! É hora de celebrar a beleza e a luz do Natal, e fazer rituais de fechamento de um ano e abertura de outro. Os encontros e confraternizações têm um natural tom de alegria, de festa. A ideia é sair das preocupações e pressões do dia a dia e descontrair.

Todos os nossos comportamentos comunicam algo sobre nós e essa sensação de descontração pede alguns autocuidados, uma vez que somos responsáveis por tudo que comunicamos a partir de nossas palavras e ações. Algumas pessoas não sabem como devem se comportar em momentos de descontração, outras extrapolam e se sentem constrangidas. Sendo assim, algumas reflexões são essenciais para que essas ocasiões possam ser bem vividas, marcando de forma positiva as festividades e confraternizações, tão habituais nessa época do ano.

1.      Com que roupa eu devo ir? Pense na elegância de se sentir confortável em pé ou sentado. Use o que combina com você.

2.      Os bons papos: algumas pessoas naturalmente são mais reservadas, não se “soltam” em festas – este comportamento deve ser muito respeitado, visto que são formas de se relacionar. Então, pedir ao outro que se solte, pode ser muito constrangedor e criar ainda mais recolhimento. Apoiar as pessoas a serem quem são, é o maior ato de respeito e conexão.

3.      Cuidado com os excessos na fala: festejar é se alegrar, no entanto falar alto demais ou ficar contando histórias sem o cuidado de escutar o outro pode ser cansativo. Certifique-se de ouvir, se interesse pelo outro, conte suas boas histórias do ano, comemore e inclua a comemoração do outro.

4.      Zele pelo bom astral: cuide para não trazer assuntos negativos, de derrota ou dificuldades, e assuntos frágeis, como opiniões particulares em relação à temas polêmicos (política, religião, postura de pessoas e tomadas de decisão durante o ano), pois é hora de renovar e esperançar.

5.      Os excessos de bebida podem ser um problema: beber de forma comedida é sinônimo de comemorar com equilíbrio em uma confraternização. Os excessos podem revelar emoções impulsivas e arrependimento posterior. Se não souber lidar com os limites da bebida é melhor não beber, pois as marcas emocionais desses momentos podem gerar constrangimento por longos períodos.

No mais, viva e comemore, brinde suas conquistas e evoluções, e use deste momento para estreitar laços a partir da boa conexão. Sinta-se feliz por sua história e queira mais e melhores histórias para o próximo ano. E caso esteja em dúvida sobre algum comportamento, a sugestão é se apoiar nas virtudes humanas – comportamentos pautados na polidez, temperança, humildade, compaixão e acolhimento, garantem boa conexão.