Comtur faz implantação de placas da Rota 32

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Itapira iniciou no último sábado, 16, a implantação das placas de quilometragem e marcação nas bifurcações da Rota 32, percurso de 75 quilômetros e altimetria de 1.400 metros que agrega vários pontos da cidade que têm considerada relevância para a Revolução Constitucionalista de 1932. Na primeira etapa do projeto, uma comissão formada dentro do Comtur e voluntários realizaram todo o estudo de campo e mapeamento da área, pontos de sinalização de quilometragem e pontos na qual serão fixados painéis informativos nos locais mais relevantes relacionados à guerra. “Com certeza a Rota 32 de Itapira atrairá muitos aventureiros que irão consumir e dormir na cidade e, assim, contribuir para a melhoria da nossa economia e também na criação de novas oportunidades para os itapirenses”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan.

O trajeto tem início no Parque Juca Mulato e segue para as zonas rurais do município, passando – dentre outros locais – por Barão Ataliba Nogueira, Sapucaí (MG), Eleutério, Itapirinha e Rio Manso (Zé Branco), retornando para a Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’, ponto final da rota.

Para iniciar o trabalho de divulgação e uso do caminho, haverá o pré-lançamento da Rota 32 com o ‘2º Pedal da Revolução’, que acontecerá no dia 1º de julho com saída às 7h30 do Parque Juca Mulato. A atividade é promovida pela Associação Itapirense de Ciclistas com apoio do Comtur e da Secretaria de Cultura e Turismo.

A última fase do projeto que já está em andamento é a finalização das placas informativas e montagem do mapa impresso com todas as informações necessárias para que o turista possa fazer seu passeio com segurança e apoio necessário. “É de suma importância que a população esteja ciente desse trabalho e que possam nos ajudar a preservar esse patrimônio para as próximas gerações, assim como deixar nosso município mais atraente para os visitantes. Contamos com a colaboração de todos no sentido de cuidar e zelar por essa sinalização”, afirmou o secretário, que também agradeceu ao Departamento de Trânsito do município pelo trabalho de colocação das placas.

Os interessados em se inscrever para o 2º Pedal da Revolução podem preencher o formulário disponível no link http://bit.ly/2JZ4QNK. No caso de constatação de vandalismo ou queda das placas, qualquer pessoa pode informar através do telefone (19) 3813-1090 ou pelo e-mail: turismo@itapira.sp.gov.br.


Itinerário – Rota 32

Saída: Parque Juca Mulato

Tanquinho

Barão

Fazenda Malheiros

Fazenda Bom Café – MG

Sapucaí – MG

Eleutério

Fazenda do Salto

Fazenda Santa Carlota

Itapirinha

Rio Manso (Zé Branco)

Pires

Gravi

Cemitério Municipal

Estação Fepasa

Prefeitura

Chegada: Casa da Cultura

 

Comentários