COMTUR inicia pesquisa em busca da inclusão de Mogi Guaçu no MIT

O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Mogi Guaçu iniciará uma pesquisa, em parceria com alunos da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”, para avaliar potenciais turísticos que a cidade oferece.

Uma reunião foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 3, no Centro de Convergência Cultural, onde foi apresentada a proposta da pesquisa que ouvirá de 600 a 1.000 pessoas para identificar pontos, locais, atrativos com potencial turístico. Estas informações servirão de base para os projetos focados no turismo.

O COMTUR foi criado com o objetivo de incluir Mogi Guaçu no MIT (Município de Interesse Turístico) da Secretaria de Turismo do Estado. Qualquer cidade pode requerer o título de MIT, desde que tenha aptidão para o setor e atenda a algumas exigências previstas em lei, como possuir meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística.

Também deve ter capacidade de atender a população fixa e flutuante, quanto ao abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos. Mogi Guaçu atende a esses requisitos. Foi a partir daí que criou o Conselho Municipal de Turismo por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal.

Após a apresentação do projeto de lei e da realização de reuniões que alicerçarão o trabalho do COMTUR na cidade, a documentação será encaminhada para a Secretaria Estadual do Turismo.

A pasta e seus técnicos avaliam a validade da proposta. Se for aprovada, a Secretaria informa a Assembleia Legislativa do Estado para a apreciação e votação do projeto. Com a aprovação pela Alesp, a lei que inscreve Mogi Guaçu ao MIT é encaminhada para a sanção do governador.

As primeiras reuniões do COMTUR ocorreram no ano passado. Na última, realizada nesta quinta-feira, houve a apresentação da proposta de pesquisa, que está sendo coordenada pela professora Ana Beatriz Abud de Faria, da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”.

O COMTUR tem como presidente Luís Cláudio Soares de Oliveira, representante do setor de restaurante. O vice-presidente é Julherme Correa, ligado ao mesmo setor. Luiz Carlos Ferreira é o primeiro secretário e Renato Finazzi Porto o segundo secretário.

 

Comentários