Comunidade escolar lança livro “AnonimATO”

Na noite de terça-feira, dia 26 de setembro, professores e alunos da escola Santo Antônio lançaram oficialmente o livro “AnonimATO” que tem como tema a superação. A obra trata de relatos de ex-alunos do colégio, que contam sobre a trajetória de suas vidas e o período de passagem pelo cotidiano escolar. O lançamento do projeto para a comunidade escolar foi realizado por meio de um café cultural nas dependências da escola.

Produzido através das aulas de leitura o projeto, associado à disciplina de Língua Portuguesa, tem como foco auxiliar na construção das habilidades leitoras e trabalhar a disseminação do respeito, empatia e afeto no ambiente escolar. A professora responsável pelo projeto, Amarilda Serain, conta que a escolha do tema foi feita pelos alunos integrantes do projeto Instituto Ayrton Senna, com base em suas próprias histórias cotidianas.

Ainda segundo Amarilda, a elaboração desse livro foi importante, pois conseguiu aproximar a prática educacional com a vida e os relatos dos ex-alunos. “Esse projeto foi muito gostoso de realizar, porque foi além do currículo pedagógico. Deu a oportunidade de conhecermos a comunidade escolar e os relatos de vida, com histórias de superação e fazendo uma ampliação do contato interpessoal, algo importantíssimo para o bom desenvolvimento das propostas pedagógicas”, ressalta.

Com a realização do projeto, Amarilda espera que outros alunos leiam os relatórios e tomem como exemplo que tudo é possível através do ensino. “A educação ainda é o melhor caminho para a superação”, finaliza.

Outros projetos

Entre as diversas iniciativas que a comunidade escolar do Santo Antônio realiza, no dia 10 de outubro, será feita uma intervenção literária com base na obra do escritor Machado de Assis, autor entre outras obras de Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. A atividade é parceria dos professores de língua portuguesa e inglês, e terá a participação ativa do grêmio estudantil.

 

Comentários