Concerto comemora os 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba

Concertos têm entrada gratuita – foto Rodrigo Alves

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) comemora os 100 anos da imigração japonesa na cidade. Sob a batuta do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular, o conjunto recebe como solista Shen Ribeiro no shakuhachi, instrumento de sopro oriental. O programa traz ainda os tambores japoneses do grupo de taiko Kyuryu Daiko. Os concertos são às 17h30 e 20h de sábado (24), no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho. A entrada é gratuita.
O maestro Jamil Maluf explica que a ideia de um concerto temático surgiu após o vereador Pedro Kawai, primeiro parlamentar de origem nipônica em Piracicaba, lhe informar das comemorações na cidade. “Entusiasmei-me com a proposta, porque sei da força da colônia em Piracicaba e o quanto contribui para áreas de cultura, economia e educação”, diz Jamil Maluf, também maestro na Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal de São Paulo.
Como forma de recepcionar o público na abertura da programação, seis integrantes do grupo de taiko Kyuryu Daiko apresentam duas canções: “Asuka” e “Shikodori”, no concerto das 17h30, além de “Notodaiko” e “Rio de Lágrimas”, na apresentação das 20h. Na sequência, a OSP recebe Pedro Isamu Mizutani e Akemi Okamoto, regidos por Luis Fernando Fischer Dutra.
Duas obras do programa são para o shakuhachi, flauta de bambu que possui mais de 1.300 anos de tradição e era habitual entre os monges do zen budismo: “Koro-Koro Fantasy”, do compositor Tsuna Iwami, japonês de 95 anos naturalizado brasileiro, e “Sakura Sakura”, tradicional canção folclórica japonesa orquestrada por Gabriel Levy e que retrata a primavera, a época das flores de cerejeira.

Jamil Maluf é diretor artístico e regente titular da OSP

O programa traz ainda a abertura da ópera “O Mikado”, cuja estreia se deu em 1885, em Londres. De autoria do inglês Arthur Sullivan, é considerada uma das óperas cómicas mais populares na história da música anglo-saxônica e influenciou várias óperas com temas japoneses, incluindo “Madama Butterfly”, de Giacomo Puccini, cujo intermezzo também faz parte do repertório da OSP.
Desta vez, o maestro Jamil Maluf optou pela troca da palestra O Meu Concerto de Hoje, tradicionalmente realizada na abertura do programa, por uma conversa com o instrumentista Shen Ribeiro sobre o shakuhachi. Natural de Botucatu, Shen estudou na Universidade de Belas Artes de Tóquio e tocou para o imperador e imperatriz do Japão. Ele preside a Associação Brasileira de Musica Clássica Japonesa e é vice-presidente do Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, na capital paulista.
Além das palestras O Meu Concerto de Hoje, a Temporada 2018 conta com três projetos pedagógicos, que somam 36 mil pessoas contempladas desde 2015: projeto ABC do Dó, Ré, Mi, o Música nas Escolas e ensino de instrumento musical na Escola Municipal Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, para crianças entre 7 e 11 anos.

Shen Ribeiro apresenta obras com o shakuhachi – Foto Divulgação

Os recursos para a Temporada 2018 da OSP são provenientes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação.
São patrocinadoras, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura: Hyundai, Caterpillar, Oji Papéis Especiais e Raízen, e copatrocinadores Grupo Pizzinatto e Indústrias Marrucci.
O apoio institucional é da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.
SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Dia 24 de novembro, às 17h30 e às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho (avenida Doutor Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Entrada gratuita. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br e (19) 3413-5212.
Vídeo em alta definição
https://youtu.be/OR-VpGK18Mc
 

Comentários