Conchal faz recolhimento de embalagens de agrotóxicos

A Divisão de Meio Ambiente, em parceria com a Casa da Agricultura de Conchal, estará recolhendo as embalagens vazias de agrotóxicos nos próximos dias 30 e 31 de julho.

Os produtores rurais do município deverão entregar as embalagens na Rua Visconde de Indaiatuba, 219 – Centro, de segunda a terça-feira, nos seguintes horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h00. As embalagens devem ser entregue com tríplice lavagem e destampadas, junto com cópia da Nota Fiscal de compra.

O principal motivo para dar a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos é diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente, evitando o abandono de embalagens na lavoura, estradas e às margens de mananciais d´água.

Atualmente o Brasil já recicla de forma controlada 20% das embalagens plásticas monocamadas (PEAD), que são comercializadas.

A nova legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e para o fabricante. O não cumprimento destas responsabilidades poderá implicar em penalidades previstas na legislação específica e na lei de crimes ambientais (Lei 9.605 de 13/02/98), como multas e até pena de reclusão.

 

Comentários