CONQUISTA HISTÓRICA PARA MOGI GUAÇU, CURSO DE MEDICINA É REALIDADE

Às vésperas de completar 20 anos de sua fundação, a Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” recebeu nesta quarta-feira, dia 18, a autorização definitiva do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) para a implantação do curso de Medicina, com início já em 2020.

O vestibular será realizado no dia 19 de janeiro pela Fundação para o Vestibular da Universidade de São Paulo (VUNESP), contratada exclusivamente para o novo curso, que começa com oferta de 60 vagas. As inscrições serão abertas na primeira quinzena de outubro. O valor da mensalidade será definido segundo os padrões da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior (AIMES).

A aprovação do CEE-SP foi por unanimidade dos conselheiros presentes à sessão plenária, acolhendo parecer da Câmara Técnica de Ensino Superior, que, na quarta-feira anterior, dia 11, analisou todo o material produzido ao longo do processo através do relator professor Thiago Lopes Matsushida. O parecer recebeu o número 321/19. A decisão do CEE-SP já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O prefeito Walter Caveanha foi a São Paulo acompanhar a decisão com o vice-prefeito Daniel Rossi, o diretor administrativo Márcio Antonio Ferreira, a diretora acadêmica Renata Mauri, o assessor educacional João Paulo Barbosa, o médico, mestre e doutor, Joaquim Fernando Martins Rua, que será o coordenador do novo curso, e Adenilson Júnior dos Reis, presidente do conselho administrativo da FEG (Fundação Educacional Guaçuana), mantenedora da “Franco Montoro”.

HISTÓRIA

O diretor Márcio Antonio Ferreira relembra que o processo de implantação do curso de Medicina começou a ser delineado em 2015 quando o Governo Federal abriu a possibilidade para que instituições de ensino superior se inscrevessem para ofertar cursos de Medicina no escopo do Programa “Mais Médicos”.

A AIMES começou então a se mobilizar junto a gestores de faculdades municipais interessadas, no sentido de se adequarem para implantar o curso de Medicina. Em 2016, Márcio Antonio Ferreira e João Paulo Barbosa iniciaram a elaboração do Projeto Pedagógico, finalizado por empresa específica para Medicina.

O projeto foi protocolado no dia 14 de dezembro de 2016 no CEE-SP e encaminhado ao conselheiro Major Jacintho Del’Vecchio, filósofo e professor da Escola Militar, que passou então à análise da proposta. Nesse ínterim, em 2017 a direção da “Franco Montoro” se mobilizou para a adequação da infraestrutura necessária, a começar da construção da nova Biblioteca Acadêmica.

Ao mesmo tempo, assumiu junto ao CEE-SP cinco Termos de Compromisso, firmados não só pela diretoria da “Franco Montoro”, mas também da FEG e pelo prefeito Walter Caveanha, quais sejam: 1 – Aquisição de acervo bibliográfico, 2 – Instalação de laboratórios para as práticas, que são o Laboratório Morfofuncional e o Laboratório Clínico, 3 – Aquisição de equipamentos para aulas de tecnologia, ou seja, o Laboratório de Robótica, 4 – Capacitação de professores pelo método PBL (sigla em inglês para Aprendizado Baseado em Problemas), e 5 – Construção de novo prédio para o curso de Medicina.

Todas essas demandas foram atendidas, conforme relatórios técnicos periódicos. Os blocos “B” e “C” foram adequados e abrigam os laboratórios e as salas de aula, todos mobiliados e equipados. A Biblioteca Acadêmica dispõe, inclusive, de acesso a Biblioteca Digital. A construção do novo prédio também já está licitada para atender a demanda do 3º ano, isto é, do 5º e 6º períodos em diante. Para início do curso já está tudo pronto.

 

Comentários