Conselho elege presidentes com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional em Campinas

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Marco Vinholi – participou da primeira reunião ordinária de 2019 do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) e foram definidos por consenso a nova presidência, que será composta pelos Prefeitos de Vinhedo – Jaime Cruz (Presidente) e Gustavo Reis (Vice-Presidente). A reunião aconteceu na sala do Conselho Universitário da Unicamp, com a presença da Vice-Reitora – Prof. Dra. Tereza Atvars, do Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Marcos Campagnone, além de Prefeitos e Vice-Prefeitos.

No evento, foi anunciado que em março serão iniciadas audiências públicas, onde os 20 municípios abrirão suas portas para que a população e sociedade civil contribua opiniões e sugestões. Esse processo será acompanhado de perto pelo Ministério Público e foi apresentado todo o trabalho do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

“A gestão do governador João Dória é estadista. Olhamos para o Estado em 20, 30 ou 40 anos. A Macrometrópole de São Paulo é a mais dinâmica e rica do país. Pensamos a longo prazo. Nossa ideia de um Trem Intercidades ligaria São Paulo-Jundiaí-Americana. Isso é prioritário e vamos tirar do papel. No entanto é um projeto complexo, mas é viável. Podemos impor que uma empresa que quiser, por exemplo, ter uma concessão do trajeto, que ofereça o pacote completo”, respondeu o Secretário Marco Vinholi, em entrevista após o evento.

Além da eleição da nova presidência, o Conselho aprovou a inclusão de um representante da Unicamp como membro do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, aprovou ainda a criação da Câmara Temática para a causa Animal, a priorização do valor de R$400 mil do Fundocamp para a realização do 10º Fórum Internacional de Educação da RMC, além do andamento dos projetos metropolitanos: manual para realização da Re-Virada Cultural 2019, o projeto “Obras de Mobilidade Urbana” no município de Itatiba, “Sistema Metropolitano de Proteção aos bens e serviços municipais” dos municípios de Monte Mor, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo e o projeto de combate às arboviroses dos municípios de Holembra, Hortolândia, Indaiatuba, Pedreira e Sumaré.

Ao apresentar as ações da Secretaria de Desenvolvimento, o Secretário Marco Vinholi tratou da importância das regiões metropolitanas para o Governador João Dória e destacou três metas fundamentais – a modernização das relações entre os municípios e o Governo do Estado, a descentralização do governo e o trabalho com resultados pactuados entre ambos. “Estamos iniciando a formação de uma nova secretaria que tem como meta avançar na governança metropolitana, com uma pauta conjunta com os Prefeitos, em que se possa implementar as políticas públicas de forma prática e atender as demandas da população”, ressaltou o Secretário.

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) também foi destaque na reunião. O Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Marcos Campagnone – citou a Região Metropolitana de Campinas como referência de governança metropolitana. “Nós acreditamos neste modelo para avançarmos ainda mais na resolução dos problemas que exigem a integração regional, e o PDUI é um importante instrumento de planejamento, que deve ser valorizado”.

As ações do Conselho estiveram neste último ano sob a gestão dos Prefeitos de Nova Odessa – Benjamim Bill – e de Jaguariúna – Gustavo Reis. Com a aclamação da nova presidência, o Prefeito Jaime Cruz ressaltou a integração dos membros do Conselho. “Temos o dever de dar o exemplo, de somar forças, de olhar para fora e trazer aqui para o Conselho discussões que vão ao encontro do que precisa a população de cada uma de nossas cidades. E nós temos aqui o melhor para doar por toda Região, nosso Estado e nosso país”.

 

Comentários