Construção da creche escola do José Tonolli chega à fase final

O Centro Educacional Infantil ‘Carmella Faria Sartori’, no bairro José Tonolli, está na fase final das obras e deve ser entregue à população em breve. Situado à Rua Benedito Leitão, a Creche-Escola está sendo construída através de parceria entre o município e o Governo do Estado de São Paulo pelo FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação). O custo da obra é de 1,8 milhão.

Com capacidade para atender 150 crianças, sendo as de zero a três anos na creche e as de quatro e cinco anos na educação infantil, a unidade irá atender principalmente os moradores do Condomínio Morada Nova e também os futuros residentes das 305 casas do Residencial Funabashi Yoshio. “As crianças da educação infantil na verdade já estão sendo atendidas em uma sala reorganizada na EMEB Maria de Lourdes Bellini, no Istor Luppi. Elas sairão de lá e irão para o CEI Carmella Faria Sartori”, explicou a secretária de educação, Flávia Rossi. A estrutura da Creche-Escola conta com salas para B1 e B2, Grupo 1 e Grupo 2 e Pré-Escola no período da manhã e no período da tarde, além de lavanderia, cozinha, refeitório, secretaria e amplo espaço livre.

Os responsáveis que tinham interesse já pediram a transferência das crianças junto à Secretaria de Educação e a partir da próxima semana elas serão convocadas para a pré-matrícula. “Algumas já estão em outras creches e outras estão no cadastro único aguardando pelas vagas. A equipe de professores já foi chamada e o mobiliário também já chegou”, revelou Flávia.

Um ponto importante citado pela responsável da pasta de Educação é a parceria com o Departamento de Habitação da Secretaria de Obras e Planejamento que permite um melhor monitoramento das famílias que se mudaram – no Condomínio Morada Nova – e que precisarão ser atendidas na nova unidade. Do mesmo modo, ela enaltece a atenção que os pais e responsáveis tiveram ao fazer o pedido de transferência antecipadamente para que toda a estruturação pudesse ser pensada com antecedência. “Esse trabalho está sendo feito há um ano e só temos que enaltecer o trabalho dos profissionais e dos responsáveis pelas crianças que atenderam o nosso chamado. Só não foram transferidos aqueles que realmente não quiseram”, agradeceu. O mesmo acompanhamento tem sido feito com os futuros moradores das casas do Residencial Funabashi Yoshio, também no bairro José Tonolli, e em Barão Ataliba Nogueira.

Mais quatro creches

Além da Creche-Escola do bairro José Tonolli, outras quatro estão em construção: a do bairro Parque Felicidade II, a de Barão Ataliba Nogueira, a do bairro Cubatão e a do bairro Flávio Zacchi. Ainda não há previsão de conclusão, mas algumas delas já estão em etapas adiantadas, como cobertura e reboque. Todas também são provenientes de convênio com Governo do Estado de São Paulo através do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação) com custo estimado em R$1,8 milhão cada.

 

Comentários