CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS EM MOGI MIRIM

Por intermédio da Vereadora Sonia Módena, Mogi Mirim ganha Castramóvel para realização de castrações nos bairros

A Prefeitura de Mogi Mirim passa a contar nesta semana com seu primeiro “castramóvel‘. O trailer adaptado para realizar castrações de cães e gatos foi uma conquista da Vereadora e Investigadora da Polícia Civil Sonia Regina Rodrigues, a Sonia Módena, através do Deputado Federal Ricardo Izar e vai começar a ajudar no controle dos animais em situação de rua e também atender aos moradores de Mogi Mirim. “Desde 2017 venho lutando por essa conquista que traz vários benefícios, inclusive trata-se de uma questão de saúde pública e será um serviço oferecido gratuitamente à população”, disse a Vereadora.

O castramóvel tem estrutura para atender inclusive as fases de pré-operatório, operatório e pós-operatório, com a facilidade de chegar até locais mais remotos. Tudo muito moderno e prático para um trabalho ágil e eficaz.

Com custo de R$ 115 mil reais, o castramóvel foi adquirido para auxiliar a Prefeitura a trabalhar essa política pública de forma integrada. Além da castração, a Vereadora Sonia Módena também sugere atividades de conscientização relativas à guarda-responsável e ao bem estar animal em geral.

A Vereadora sugere ainda, que todos os animais que forem atendidos no castramóvel saiam castrados, vacinados e micro chipados. “Para iniciar os atendimentos, já conquistei também junto ao Deputado Ricardo Izar uma emenda no valor de R$ 50 mil reais”, salientou Sonia Módena.

O castramóvel agora passará pelas fases de emplacamento, registro patrimonial e vistoria, para posteriormente dar início aos trabalhos.

Serão beneficiados de forma gratuita, por exemplo, os animais de Rua, de Protetores Independentes e de famílias mogimirianas. “Uma conquista importantíssima, que visa principalmente o controle populacional de animais, além de prevenção de doenças e redução do abandono”, concluiu Sonia Módena.

A castração reduz fugas, superpopulação, agressividade, risco de câncer, aumenta a longevidade, reduz a demarcação de território, confirmou o veterinário Rogério Garros.

 

Comentários