Coordenador do Museu de História Natural é eleito representante regional do SISEM – SP

Pela primeira vez na história, Itapira terá um representante regional no Sistema Estadual de Museus (Sisem) – SP. O coordenador do Museu de História Natural de Itapira ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’, biólogo e taxidermista José Carlos Simão Cardoso Júnior foi eleito representante titular da Região Metropolitana de Campinas no biênio 2019-2020. “Nossa chapa é formada por profissionais que atuam há bastante tempo na área museológica e que vem participando ativamente das reuniões dos Encontros Regionais. Queremos colaborar com as instituições da região e também planejar ações para que o Sisem funcione em sua integridade”, afirmou Cardoso Júnior. Além da competência e do trabalho desenvolvido pelo coordenador, o contato mais próximo entre a Secretaria de Cultura e Turismo e os órgãos estaduais fortaleceram a indicação e posterior eleição do representante itapirense.

Ao todo, foram eleitos 27 representantes titulares e outros 27 representantes suplentes. A eleição foi realizada no primeiro dia do 10º Encontro Paulista de Museus (EPM), ocorrido entre os dias 18 e 20 de julho no Memorial da América Latina, em São Paulo, e foi acompanhada por uma Comissão Eleitoral composta por representantes da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP, e do Conselho de Orientação do Sisem-SP.

“Na eleição realizada durante o 10º EPM, mudamos a configuração das Regiões Administrativas e Metropolitanas. Com isso, algumas Representações Regionais ganharam subdivisões e número de representantes proporcionais à quantidade de instituições museológicas em cada uma delas”, explica o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP, Davidson Kaseker.

Seis Representações Regionais não apresentaram chapa e uma sétima teve chapa, mas não eleitores. Nesses locais, serão realizadas eleições nas cidades-sede das Representações Regionais para que o quadro de representantes se complete. Só então ocorrerá a publicação da designação dos representantes regionais, feita por meio de resolução do secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, no Diário Oficial do Estado, e a posse dos eleitos.

Eleitos a cada dois anos, os representantes regionais atuam no debate sobre os objetivos estratégicos para o setor museológico paulista e na mobilização e articulação das diferentes regiões do Estado. “Os representantes regionais exercem um trabalho de via dupla: informam o Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP sobre as demandas de suas regiões – e as articulam com as nossas resoluções e iniciativas. Por isso, são fundamentais para o arranjo organizacional do Sistema e para que consigamos chegar, de fato, a todo Estado”, concluiu Kaseker.

A lista completa dos representantes titulares e suplentes eleitos pode ser conferida no site www.sisemsp.org.br.

Eleitos da Região Metropolitana de Campinas

Titulares: Adriana Barão (Campinas) e José Carlos Simão Cardoso Júnior (Itapira)

Suplentes: Ana Carolina Vigolito (Indaiatuba) e Sueli Almeida (Paulínia)

Fonte: SISEM-SP

 

Comentários