Corais se reúnem para apresentação no próximo sábado, 21

Em comemoração ao aniversário da cidade e dos 38 anos de atividades musicais no município, o Coral Cidade de Itapira, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, promove no próximo sábado, 21 de outubro, às 19h15 horas o XXVI Encontro de Corais na Igreja Matriz de Santo Antônio.  A entrada é franca, mas o grupo pede, se possível, a doação de um quilo de alimento não perecível para ser revertido para a Associação Pétalas de Rosas – Grupo de Apoio a Mulheres com Câncer de Mama.

Além do grupo anfitrião itapirense, o evento contará com a apresentação dos corais Santa Teresa de Mogi Guaçu, Vocalis de Americana e Coral Municipal de Vinhedo ‘Nota da Goela’, sendo que os dois últimos participam pela primeira vez no evento.

Conforme destaca José Antônio Valverde, presidente do Coral Cidade de Itapira, o intuito do encontro é divulgar a música coral, proporcionar à população cultura e lazer por meio da música e promover intercâmbio e troca de experiências entre seus participantes.

Sobre os Corais

 Coral Cidade de Itapira

O Coral Cidade de Itapira foi fundado em 1979 por Cira Aparecida Vieira Serra e era composto por senhoras da sociedade. Com o passar do tempo, o maestro Agostinho Pereira de Oliveira foi convidado para ensaiar o grupo e em 1980 o coral foi registrado na Federação Paulista de Corais. Em 1998, a maestrina Marcela Cristina Pereira assumiu a regência e seu atual presidente é José Antônio Valverde. Possui repertório variado do erudito ao popular. Em 2005 participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal da EPTV/Campinas. Em 2013 realizou seu primeiro concerto natalino com a Banda Lira Itapirense, Coral Veredas de Águas de Lindóia, Coral Cristália e Coral Municipal de Socorro, envolvendo 180 pessoas.

O Coral Cidade de Itapira é mantido pela Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a dedicação de seus coralistas e apoio das empresas Antonelli Supermercados e Jet Escola de Idiomas. Atualmente possui 64 integrantes. Terá como participação especial os músicos Luís Giovelli (Piano), Reginaldo Pereira Coelho (percussão), Gustavo Giovelli (saxofone) e Dener Angelo Dalbem Bilatto (acordeon).

Coral Santa Teresa de Mogi Guaçu

O Coral Santa Teresa é formado por um grupo de amigos e admiradores da música que há 29 anos reúne amigos e admiradores da música. Foi fundado em 31 de março de 1988 por Alice Cirilo, atual presidente. Os regentes Ricardo Soares e Dr. Wildes Antonio Bruscato comandam os coralistas de 14 a 76 anos que fazem parte do grupo.

O Coral Santa Teresa é também um celeiro de cantores e músicos do Projeto Adolescente, Sim! – PAS! – que aderiram a ele para aprimorar suas vozes e técnicas vocais. Apresenta-se em diversos locais dentro e fora do município de Mogi Guaçu nos mais variados eventos como: cerimônias solenes, eventos públicos oficiais, encontro de corais e outros. É promotor do ENVOCANTO – Encontro de Vozes em Canto.

Coral Vocalis de Americana

O Coral Vocalis foi formado em 1990 e canta com quatro vozes tendo em seu repertório eclético músicas que vão do barroco ao atual popular em vários idiomas como Tailandês, Francês, Inglês, Latim, Alemão, Grego, Espanhol e alguns dialetos.

Participou do Concurso Nacional de Corais no Festival de Inverno de Serra Negra em julho de 2009 ficando em oitavo lugar como melhores do Brasil. Em 2012 juntamente com a Orquestra Sinfônica de Americana cantou “A Criação” de Haydn, e o “Concerto de Inverno” com Orquestra Sinfônica de Americana. Em setembro de 2014 realizou o “Concerto da Primavera” com a Orquestra Sinfônica de Americana. Em 2016, juntamente com o maestro do coral Municipal de Rio Claro e o maestro da Sinfônica de Americana, apresentou o “Réquiem” de Mozart em julho, com e o maestro Andre Müzell, a “Missa em Sol” de Schubert em agosto. Neste ano, preparou 15 Ave Marias para homenagear 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Coral Municipal de Vinhedo ‘Nota na Goela’

O Coral Municipal de Vinhedo ‘Nota na Goela’ está em atividade há oito anos e já participou de diversos encontros importantes, dentre eles o Auto de Natal das tevês Século XXI e Globo – SP e Encanta Cruise (primeiro encontro de corais em alto mar no navio Gran Celebration). Com um trabalho voltado para coro cênico, já protagonizou montagens do musical autoral Festa de Arromba, e outros musicais como Abba, Fantasma da Ópera, Rei Leão, Infantil anos 80, Luar do Sertão e Tributo a Roupa Nova.

Matéria: ASCOM

 

Comentários