Coral Cidade faz concerto comemorativo por seus 40 anos

O Coral Cidade de Itapira realiza neste sábado, 30 de março, o primeiro dos quatro concertos comemorativos pelos 40 anos do Coral. A primeira apresentação acontece na

Igreja da Comunidade de São José Operário, situada Rua Porto Alegre, nº 64, na Vila Dr. José Secchi, com início às 20h00. Haverá participação especial dos músicos Luís Giovelli no piano e Reginaldo Coelho na percussão.

Além dos quatro eventos comemorativos, o Coral também marca a data prestando homenagens a 40 pessoas que passaram ou atuaram em prol do coral divididos por décadas. “Além da comemoração dos nossos 40 anos, essa é uma data importante para homenageamos e agradecermos aos fundadores do Coral e tantas pessoas que já passaram por aqui. É a oportunidade de resgatar a história do Coral Cidade de Itapira, que participa ativamente da cultura de nossa cidade”, afirmou o presidente José Antônio Valverde.

Neste primeiro concerto serão homenageados: Cyra Aparecida de Vieira Serra (in memoriam), Laura Andreotti C. Pupo (in memoriam), Jácomo Mandato (in memoriam), Iris Cruz Grecco (in memoriam), Maria Martha Galdi Zillioto, Aylton Stefanini, José de  Oliveira Barretto Sobrinho, Tercilia Santa Luzia Zani  (in memoriam), Angélica Ambrósio Moisés, Janette Finazzi Gomes da Silva.

História

O Coral Cidade de Itapira foi fundado em 1979 por Cyra Aparecida de Vieira Serra sendo  composto apenas por senhoras da sociedade. Entre as mulheres que integravam a corporação estiveram Iris Crus Greco e Laura Andreoti Pupo. Com o passar do tempo e ensaios constantes, Dona Cyra sentiu a necessidade de vozes masculinas e foi quando surgiu a idéia de convidar o maestro Agostinho Pereira de Oliveira, da cidade de Salto (SP), para comandar o grupo. Foi registrado no ano seguinte na Federação Paulista de Conjuntos Corais do Estado de São Paulo.

O Coral Cidade de Itapira já participou do Mapa Cultural Paulista e participa de diversos encontros de corais e eventos na região e na própria cidade de Itapira. Em 2005, participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal EPTV/Campinas. Participou praticamente em todas as edições da Festa da Nonna. Em 2013 realizou seu primeiro concerto natalino com a Banda Lira e outros grupos corais, envolvendo 170 pessoas. Em 2016 participou do Ouro Vozes na cidade de Ouro Fino MG. Em 2017 realizou seu primeiro Concerto de Música Sacra.

Desde julho de 1998 tem como regente a maestrina Marcela Cristina Pereira e seu atual presidente é o coralista José Antonio Valverde. Conta também com a colaboração do pianista Luís Giovelli e outros músicos. Atualmente possui mais de 60 integrantes divididos em quatro vozes: sopranos e contraltos femininas e tenores e baixos masculinas. Possui repertório do popular ao erudito.

Os maiores eventos anuais promovidos pelo coral são o Encontro de Corais, geralmente realizado no mês de outubro e que conta com a participação de corais convidados;  Concerto Sacro, realizado por ocasião da Semana Santa; Concerto Natalino no final de ano; e os projetos Coral no Bairro e Concertos Comemorativos, organizados em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do Município.

Além da Secretaria de Cultura e Turismo, o Coral conta também com o apoio das empresas Jet Itapira, Supermercados Antonelli e Donatti Elétrica e Hidráulica.

 

Comentários