Cosmópolis realiza curso para produtores rurais

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, realizou o curso de processamento artesanal de leite, destinado a proprietários, produtores e trabalhadores rurais.

O curso realizado em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), Sindicato Rural de Campinas

O curso realizado em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), Sindicato Rural de Campinas

O curso realizado em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), Sindicato Rural de Campinas, aconteceu nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio, no salão da Comunidade Igreja Senhor Bom Jesus, no bairro rural Nova Campinas e  foi ministrado pelo instrutor Engº Agrônomo José Geraldo Zambolim Gigli.

Durante o curso o instrutor Gigli falou sobre a obtenção de leite de qualidade, alimentação do gado leiteiro e os cuidados com a higiene que devem ser mantidos desde a ordenha até a produção de derivados.

Os alunos puderam aprender receitas de diversos tipos de queijo como o minas frescal, meia-cura, ricota, mussarela, tipo quark, requeijão mineiro (de corte) e requeijão cremoso, além de iogurte com diferentes texturas, doce de leite de corte e pastoso.

Ao longo das aulas, o instrutor Gigli ensinou a técnica de pasteurização do leite, a função dos ingredientes utilizados na produção dos queijos e ofereceu dicas de como melhorar o aproveitamento do leite e  truques no preparo e armazenamento.

O curso é oferecido gratuitamente e tem como objetivo, contribuir  efetivamente para o aumento de renda, integração e ascensão social das pessoas do meio rural por meio de técnicas de melhor aproveitamento dos produtos obtidos nas propriedades rurais, observando princípios de sustentabilidade, produtividade e cidadania, colaborando também para o desenvolvimento socioeconômico do município.

O Prefeito de Cosmópolis, Dr. Antonio Fernandes Neto, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Moacir Giuzio, estiveram presentes no encerramento e destacaram a importância do evento na melhoria da vida no campo.

“É uma imensa satisfação poder contribuir  para o desenvolvimento financeiro e social dos nossos produtores rurais”, afirmou o prefeito Dr. Antonio.

 

 

Comentários