Covid-19: Saúde espera receber doses da vacina bivalente nesta semana

Crédito Foto: Eduardo Lopes

CSs têm poucas doses disponíveis. Previsão é de que nova remessa de imunizantes seja entregue pelo governo do Estado e normalização ocorra até sexta-feira,19.

Campinas espera chegada de novas doses da bivalente contra covid-19
A Secretaria de Saúde de Campinas espera receber e disponibilizar até sexta-feira, 19 de janeiro, uma nova remessa de vacinas bivalente contra covid-19 nos 67 centros de saúde. A entrega das doses será feita pelo governo do Estado, que enviou um comunicado ao município onde consta a previsão de abastecimento.

Na manhã desta terça-feira, 16 de janeiro, estavam disponíveis aproximadamente 20 doses nos centros de saúde que atendem os moradores dos bairros Parque Oziel, Vila União, São Domingos e São Marcos.

O estoque é dinâmico e atualizações podem ser conferidas no site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina/inicio

A expectativa é de que pelo menos 5.064 vacinas sejam entregues para Campinas, o que representa 46,7% da quantidade reivindicada. Vale destacar, ainda, que a responsabilidade pela distribuição das doses aos estados é do Ministério da Saúde.

A remessa mais recente estava programada para 9 de janeiro, mas não houve entrega. A penúltima também foi parcial e representou 37% da solicitação.

Quem precisa tomar?

O público que pode receber a bivalente é composto por pessoas a partir dos 12 anos, a depender da situação vacinal.

Cobertura vacinal

Até 29 de dezembro de 2023, 23,2% da população com mais de 18 anos da cidade recebeu o reforço da bivalente. O percentual representa 215 mil doses aplicadas.

Deste total, 98,4 mil imunizantes foram aplicados na população com 60 anos ou mais, o que significa uma cobertura estimada em 67,2% para esta faixa etária da população.