Cuidado com os crimes cibernéticos!

Recentemente, uma onda de e-mails está assustando usuários de plataformas online, alertando sobre o desligamento de contas por causa de supostas violações de direitos autorais. “Sua conta será desativada, pois sua atividade publicitária falhou repetidamente em cumprir nossos Termos de Serviços…” – mensagens assim estão chegando, mas calma, é mais um golpe de phishing em ação.

Essa técnica ardilosa de crime cibernético, busca enganar os usuários para roubar suas credenciais de login ou obter informações pessoais. No caso atual, o golpe se disfarça como uma notificação oficial de plataformas como o Facebook, ameaçando proibições e alegando violações de direitos autorais. Mas não se deixe enganar!

A anatomia desse novo esquema é engenhosa: os e-mails contêm links disfarçados que ao passar o cursor sobre eles, revelam-se redirecionamentos para sites externos. Nesse caso, o redirecionamento do Facebook é, na verdade, um endereço encurtado, direcionando para um site suspeito.

Entender como essa mensagem funciona é a melhor defesa. Ela se aproveita da confiança e da pressão para manipular as pessoas a clicarem em links maliciosos ou compartilharem dados sensíveis. É crucial estar atento aos sinais:

1 – URLs suspeitos: ao passar o mouse sobre um link, verifique para onde ele redireciona. Desconfie de endereços que não condizem com a plataforma original.

2 – Pedidos de informações pessoais: plataformas legítimas, raramente, solicitam informações confidenciais por e-mail.

3- Pressão e urgência: mensagens que tentam forçar ação imediata, ameaçando suspensões ou proibições, geralmente são golpes.

Proteja-se! Mantenha suas senhas seguras e nunca compartilhe informações pessoais por e-mail. Envie os e-mails suspeitos às plataformas e busque informa-se sobre práticas seguras na internet para evitar cair em crimes cibernéticos.

Fique atento, questione e informe-se para manter sua segurança online,  combatendo, assim, essas fraudes e protegendo seus dados contra invasores cibernéticos.

Boa semana, fiquem com Deus e cuidado!