Cultura recebe três telas de Paulino Santiago

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo recebeu da Escola Anglo Itapira a doação de três telas de autoria do artista itapirense Paulino Santiago. A entrega ocorreu na tarde de ontem, dia 23 de janeiro, e contou com a presença da representante do Anglo, Lígia Serra Breda da Silva Breda, da bibliotecária da unidade, Lucia Souza de Freitas, do secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, e do responsável pelo Museu Municipal Histórico e Pedagógico, Éric Lucian Apolinário.

As três telas de 1×1.20m são das personalidades históricas Coronel Francisco Vieira, Joaquim Firmino e Padre Amorim. Elas fazem parte de uma coleção de oito retratos que Paulino Santiago fez entre os anos de 1996 e 1997 e que fizeram parte de uma exposição organizada pela Academia Itapirense de Letras e Artes junto com o antigo Decet (Departamento de Cultura, Esporte e Turismo) em 1998 na Casa da Cultura. “As outras cinco telas são de Henricão, Odette Coppos, Thiago de Menezes, Lilia Pereira da Silva e José Antônio Barros Munhoz”, completou Eric Apolinário.

Após a exibição, os quadros ficaram com o autor e em 2006 foram doados ao Anglo pela irmã de Paulino, Clara Martins Santiago Leite de Moraes, permanecendo em exposição no hall de entrada da unidade escolar. Sabendo da importância para a história da arte itapirense, os dirigentes do Anglo decidiram fazer a doação das peças à Secretaria de Cultura e Turismo para que elas fiquem em exposição em locais com mais acesso do público. “Para a cultura itapirense essa doação é importantíssima. Além da beleza, esses quadros mostram um pouco da qualidade dos nossos artistas locais e, neste caso, de Paulino Santiago, que até hoje é muito lembrado por suas diversas obras”, agradeceu Tiago Fontolan, secretário da pasta. “Precisamos manter sempre viva a memória dos nossos artistas locais. Esse é um dos principais pilares da nossa secretaria”, concluiu.

Matéria: Jaqueline Lopes

 

Comentários